Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Piracicaba se movimenta no Dia do Desafio
27/05/2015

Ginástica laboral, lian gong e hidroginástica estão entre as atividades organizadas no Hospital pelo Centro de Prevenção e Promoção de Saúde
 
Depois de ser premiada pelo desempenho registrado no Challenge Day do ano passado, a Santa Casa de Piracicaba promete repetir a façanha este ano e mobilizar mais de 1.000 pessoas entre clientes e funcionários no período das 8 às 17 horas desta quarta-feira, 27, e ajudar Piracicaba a vencer a Cidade de Desamparados, na Costa Rica, em mais um desafio proposto para incentivar a prática regular de atividade física ao redor do mundo, através de uma competição saudável.
 
"Através do Programa de Saúde Inteligente, do Santa Casa Saúde, e da Comissão de Saúde Ambiental do Hospital, a Instituição organizou atividades com ginástica laboral, lian gong e hidroginástica", disse a enfermeira Terezinha Carvalho. Segundo ela, a orientação é que a comunidade hospitalar reserve ao menos 15 minutos do dia para praticar algum tipo de atividade física.

“Temos por hábito utilizar nossa rotina de trabalho para incentivar  hábitos saudáveis de vida, com destaque para a prática de atividade física que, comprovadamente, contribui para evitar o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, diz.
 
Ela revela que, através da secretaria Municipal de Esportes, as atividades da Santa Casa estão inseridas na programação oficial do Challenge Day organizado pela SELAM em parceria com o SESC, de forma a contribuir efetivamente para o melhor resultado da competição. "Trabalharemos com uma fisioterapeuta do Hospital e uma educadora física da Prefeitura para visitar os diversos setores da Santa Casa, promovendo ginástica laboral. Já as atividades de lian gong, aberta à comunidade interessada, serão coordenadas por fisioterapeuta e acupunturista na área de lazer do Hospital, às 8h30, enquanto a hidroginástica será direcionada aos usuários do programa de atividade física e do Grupo de Acompanhamento de Diabéticos, do  Santa Casa Saúde, que também terão sessões de lian gong", esclarece. 
 
Incentivadora da proposta, a administradora Vanda Petean revela que a participação ativa da Santa Casa no Challenge Day é uma forma de levar as pessoas a refletirem sobre os benefícios e vantagens de praticar algum tipo de atividade física com regularidade. "Nada mais apropriado a uma instituição de saúde que dar bons exemplos, principalmente quando se trata de ações voltadas à saúde e à qualidade de vida não apenas dos usuários do nosso Hospital, mas também dos que estão por detrás da assistência; afinal, é preciso cuidar de si para poder cuidar do outro", argumentou Vanda. 
 

*Informações da Santa Casa de Piracicaba