Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SP REGISTRA SALTO DE 168% EM NÚMERO DE PESSOAS QUE NÃO RETORNARAM PARA A SEGUNDA DOSE DA VACINA
21/07/2021

O estado de São Paulo registrou um aumento de 168% no número de pessoas que não retornaram aos postos dentro do prazo para receber a segunda dose das vacinas contra a Covid-19.

SALTO

Em junho, o número de faltosos chegava a 239,2 mil pessoas. Na terça (20), já eram 642 mil.

SALTO 2

Do total, 357,6 mil ainda não tomaram a segunda dose da vacina da Astrazeneca/Oxford, como já deveriam ter feito (eram 59,5 mil em junho). E 284,4 mil já passaram do prazo para a segunda dose da Coronavac, do Instituto Butantan (eram 179,7 mil no mês passado).

INTERVALO

O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias no caso da Coronavac e de três meses no caso da Astrazeneca/Oxford.

NO PRAZO

Os paulistanos que tomaram a Pfizer ainda estão dentro do prazo para buscar a segunda dose —ela começou a ser aplicada no estado em maio e os prazos de 12 semanas começam a vencer entre o fim de julho e o começo de agosto.

ALERTA

O dado sobre os faltosos preocupa, já que uma pessoa só fica mais protegida contra o agravamento da doença depois de tomar as duas doses dos imunizantes. Sem isso, não só pode contrair a doença e desenvolver a sua forma mais grave como seguir contaminando outras pessoas.

DE VOLTA

"É fundamental conferir a carteira de imunização e voltar ao posto para tomar a segunda dose", afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula. Ela alerta que não se trata apenas do interesse pessoal de cada cidadão, mas de um reforço ao "trabalho coletivo de combate à pandemia".

AVISO

O governo de SP diz que cabe às prefeituras fazer a busca ativa dos vacinados, mas dia que apoia a ação enviando e-mail para a população lembrando a data da segunda dose conforme pré-cadastro realizado no site Vacina Já ou no momento da aplicação do imunizante.

AVISO 2

No total, 24,5 milhões de paulistanos já foram vacinados com pelo menos a primeira dose de uma das vacinas aplicadas no Brasil. destes, 8,3 milhões já tomaram também a segunda dose.

GERAL

O problema dos faltosos para a imunização completa não se restringe a SP. Levantamentos recentes mostraram que cerca de 2 milhões em todo o país ainda não buscaram a segunda dose.


Folha de S. Paulo