No Dia Mundial Sem Tabaco, resista à tentação do cigarro
29/05/2015
Lembrada em 31 de maio, data alerta sobre os malefícios do fumo
Nos primeiros 20 minutos sem cigarro, a pressão sanguínea diminui, a temperatura dos pés e das mãos aumenta e as batidas cardíacas não sofrem alterações; após 48 horas, o corpo não contém mais nicotina e o gosto e o olfato começam a melhorar; após um ano sem fumar, o risco de infarto do miocárdio diminui pela metade; após 10 anos, o risco de câncer de pulmão diminui pela metade e o de infarto de miocárdio fica igual ao de quem nunca fumou.
Esses são apenas alguns dos benefícios de se abandonar o cigarro, conforme explica o médico peneumologista Luis Fernando de Lima Nunes Barbosa (CRM 106.351), que coordenará mesa redonda a partir das 14 horas do próximo dia 29 de maio, no salão de convenções do Hospital, dentro da programação estabelecida pelo Santa Casa Saúde e pela Comissão de Saúde Ambiental da Santa Casa de Piracicaba em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco.
A campanha, que traz como tema “resista à tentação do cigarro”, quer alertar para os graves riscos do fumo à saúde e expor os fortes motivos que podem levar o indivíduo a parar de fumar ou controlar o hábito de fumar. A exposição, aberta a clientes, profissionais da saúde, estudantes e população interessada, será complementada pela nutricionista Simara Barboza e pelo psicólogo Paulo Gonçalves.
Segundo a enfermeira Terezinha Carvalho, coordenadora da Comissão de Saúde Ambiental, a mobilização contará também com panfletagem junto à clientes e funcionários, que serão sensibilizados sobre a problemática do fumo na área hospitalar. “Embora o Hospital esteja inserido em uma área aberta, diversos setores importantes são desprovidos de espaço para fumantes devido, justamente, à extensão dos malefícios do cigarro, que afeta inclusive o não-fumante”, lembra Terezinha, citando o cumprimento da Lei Anti-fumo.
*Informações da Santa Casa de Piracicaba
*Informações da Santa Casa de Piracicaba