SANTA CASA SÃO CARLOS REINAUGURA UNIDADE DE TERAPIA FOTODINÂMICA COM NOVOS EQUIPAMENTOS
10/09/2021
Por EPTV1 - 08/09/2021 16h51 Atualizado há um dia
A unidade de terapia fotodinâmica da Santa Casa de São Carlos (SP) foi reinaugurada, nesta quarta-feira (8), e passa a contar com novos equipamentos para melhor atender pacientes e voluntários de pesquisas.
A unidade atende os moradores da cidade e da região desde 2015, porém, com a chegada da pandemia de Covid-19 em 2020, os atendimentos ficaram suspensos durante um tempo.
Com a flexibilização gradual das restrições impostas pela doença, a unidade conseguiu realizar cerca de 40 mil atendimentos, beneficiando mais de quatro mil pessoas mesmo durante a pandemia.
Com a reinauguração, a unidade traz novidades quanto aos equipamentos que dispõe para atender os pacientes, sendo a principal delas a bota pneumática com fotobioestimulação.
“Estamos vivendo um momento em que tem sido necessário realizar certas reabilitações e adaptações e uma delas é a reabilitação circulatória. Assim, a bota pneumática, que tem a função de emitir ondas de compressão e descompressão para forçar o sangue a fluir pelo corpo, é um equipamento que já existe. Porém, com a inovação trazida pelo estímulo luminoso, é possível fortalecer o músculo, aumentar a oxigenação e melhorar a vascularização. Então, o paciente se reabilita muito mais rapidamente e tem muita gente precisando disso, inclusive para as pessoas que estão no quadro pós Covid”, explicou o pesquisador e professor da USP, Vanderlei Bagnato.
Parceria com a USP
O projeto é resultado de uma parceria entre a Santa Casa de Misericórdia e o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é levar a ciência e as tecnologias desenvolvidas pela faculdade para benefício da comunidade.
“A Universidade de São Paulo está sempre preocupada em transformar ciência em realidade para nossa sociedade. Assim, nossa missão é transformar o conhecimento em benefício para as pessoas, principalmente em relação às demandas do momento”, afirmou o professor.
Voluntários
A unidade de terapia fotodinâmica também está em busca de voluntários para o tratamento da síndrome do ombro congelado, condição clínica que reduz a amplitude de movimento do membro impedindo a realização de uma série de atividades.
Dessa forma, pacientes que sofram com a síndrome podem demonstrar interesse em participar da pesquisa pelo telefone (16) 3509-1351, a partir da próxima segunda-feira (13), das 8h às 17h.
G1 São Carlos e Araraquara