Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

MESA DE DEBATES DO 19º AUDHOSP FALA SOBRE FATURAMENTO SIA E SIH
23/09/2021

Seguindo a transmissão do 19º AUDHOSP, Faturamento SIA e SIH foi tema da segunda mesa de debates. A primeira palestra foi da Dra. Maria Inez Pordeus Gadelha, Chefe de Gabinete da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde - SAES do Ministério da Saúde. Em sua fala, ela abordou sobre o atendimento ambulatorial e hospitalar de oncologia.

Dra. Maria Inez apresentou a 27ª edição do Manual de Bases Técnicas SAI/SUS de Oncologia, que suas portarias atualizadas em agosto de 2021. “É de grande importância que se atue sobre as normas, porque o faturamento é feito com base na norma vigente. Por isso, adotem a leitura regular do manual atualizado”, recomenda a especialista.

O segundo debate da mesa de discussão sobre Faturamento SIA e SIH foi conduzido por Vanderlei Soares Moya, médico do Grupo Normativo de Auditoria e Controle de Saúde – GNACS/SES-SP. A palestra de Moya foi sobre as práticas de cirurgias sequenciais.

Moya sanou questões acerca da auditoria nos procedimentos de cirurgias sequenciais que solucionem enfermidades distintas. “As discussões sobre isso precisam ser abertas e você, quanto gestões, precisa acompanhar de perto esta situação. É preciso colocar o paciente no centro da discussão e aplicar as melhores práticas em cima disso”, finaliza Moya.

A última palestra da mesa de debates sobre Faturamento SIA e SIH foi de Maria Cristina Gravatá Barretto, Médica Auditora Federal – CREMEB Conselheira. Maria Cristina delineou sobre as questões acerca da auditoria no teleatendimento, principalmente neste período de pandemia.

A médica auditora levantou questionamentos sobre como é feito o processo de auditoria nos atendimentos de telemedicina e questionou: “A telemedicina veio para tirar o sossego enquanto auditores ou para facilitar a medicina neste período de calamidade no qual estamos passando? Fica o questionamento”.


Predicado Comunicação