Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

RH HOSPITALAR É FOCO DO 5º CONSINDHOSFIL
22/10/2021

Teve início, nesta quinta-feira (21), em São Paulo, o 5º ConSINDHOSFIL – Congresso Estadual do Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, que traz discussões sobre a área do RH Hospitalar. A atividade acontece em formato híbrido com 300 participantes, divididos entre online e presencial, seguindo todos os protocolos de segurança.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente do SINDHOSFIL, Edison Ferreira da Silva e contou com a presença de Alrly Belas, diretora de Ciências da Vida e Saúde para a América Latina no Ministério de Comércio Internacional do Reino Unido, e do diretor-presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Edson Rogatti.

O evento ressalta a importância do departamento e lideranças de recursos humanos dos hospitais, especialmente nas instituições filantrópicas e neste período em que a sociedade enfrenta a pandemia da Covid-19.

“As nossas instituições, diante de suas características filantrópicas, devem absorver estratégias importantes para competirem com outros segmentos econômicos. Com este propósito, devemos propiciar neste evento experiências, ferramentas e cases que, compartilhados, agregarão às instituições novos processos e habilidades na gestão de Recursos Humanos, diante dos enfretamentos pandêmicos de repercussão mundial, em todos os níveis sociais e econômicos”, disse o presidente do SINDHOSFIL.

Já o diretor-presidente da Fehosp destacou o volume do atendimento à Covid nas instituições. “São 1.824 unidades filantrópicas hospitalares no Brasil, 409 estão no Estado de São Paulo e, durante a pandemia, em nosso estado, algumas regiões foram responsáveis por mais de 90% dos atendimentos SUS. Em média, todas fizeram mais de 60% dos atendimentos Covid, comprovando o quanto somos essenciais”, salientou.

Em sua fala, a diretora de Ciências da Vida e Saúde para a América Latina no Ministério de Comércio Internacional do Reino Unido pontuou a importância das parcerias internacionais em saúde, especialmente no desenvolvimento e estratégias voltadas para a vacinação em massa da população mundial. “A crise reforçou a importância do intercâmbio de ciência para saúde e nosso papel no Brasil é fazer a ponte entre as instituições de saúde do Brasil e da Europa, estimulando o intercâmbio de conhecimento, inovação e experiências”.
Após a abertura, série de palestras abordaram temas como Segurança e Medicina do Trabalho; metodologias ágeis aplicadas a Gestão de Pessoas e as mudanças nas relações de trabalho com a pandemia, com case da Santa Casa do Rio Claro, explanando sobre a maneira como a instituição lidou com os pacientes durante a pandemia.

O evento também contou com Fórum Jurídico, debatendo importantes temas relacionadas à jornada de trabalho do empregado, como a marcação de ponto eletrônico por aplicativo nas empresas, as mudanças da reforma trabalhista e os desafios do teletrabalho e a negociação coletiva, com apresentação de dados relacionados ao home office, que teve forte espaço nas empresas no início da pandemia.

A programação do 5º ConSINDHOSFIL continua nesta sexta-feira (22). Mais informações no site https://sindhosfil.com.br/.