Funfarme/HB realizam evento em que médicos de 13 hospitais da região discutem como aumentar número de doadores de órgãos e tecidos
Funfarme/HB realizam evento em que médicos de 13 hospitais da região discutem como aumentar número de doadores de órgãos e tecidos
08/06/2015
A Funfarme/Hospital de Base de São José do Rio Preto realizou, no último sábado (6 de junho), dois eventos reunindo lideranças e profissionais de 13 hospitais e instituições de saúde da região com o objetivo de elaborar estratégias e definir ações para aumentar ainda mais as doações de órgãos e tecidos na região e, com isso, os transplantes.
O III Encontro Regional dos Centros de Diálise com os Centros de Transplante Renal de São José do Rio Preto e o II Encontro OPO-CIHT (Organização de Procura de Órgãos - Comissões Intra-Hospitalares de Transplante) reuniram representantes da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), da Sopati (Sociedade Paulista de Terapia Intensiva), da Unicamp, do Hospital Albert Einstein, entre outras instituições referências na área e cerca de 100 profissionais.
Os desafios são grandes, conforme demonstrou Dr. Valter Duro Garcia, membro do Conselho Consultivo da ABTO e chefe do Serviço de Transplante da Santa Casa de Porto Alegre. Um número expressa o quanto o Brasil precisa investir e fazer. Segundo Dr. Valter, é preciso realizar cerca de 22.500 transplantes para atender, satisfatoriamente, os pacientes que precisam de órgãos e tecidos. Em 2014, foram feitos 7.649 transplantes, um terço do número ideal.
Há boas notícias a ser comemorar, no entanto, em particular, na região Noroeste do Estado de São Paulo, onde o número de doadores aumentou nos últimos meses, informa o médico nefrologista João Fernando Picollo de Oliveira, coordenador da OPO do Hospital de Base.
O aumento deve-se, sobretudo, à constituição, nos hospitais da região, de equipes preparadas para abordar as famílias logo após a morte de doadores em potencial. Por exemplo, comparando-se o período de janeiro a maio de 2015 com os mesmos meses de 2014, houve aumento de 80% na doação de múltiplos órgãos (15 para 27) e de 57% na doação de córneas (85 para 134).
“É uma boa notícia, mas não estamos satisfeitos. Temos condições de aumentar as doações. Por isso, promovemos estes dois eventos, oportunidade valiosa para atualizar os conhecimentos na área, avaliar os dados e elaborar estratégias para aumentar ainda mais as doações de órgãos e tecidos na região”, afirma Dr. Picollo.
As instituições participantes são:
Santa Casa de Santa Fé do Sul
Hospital do Câncer de Jales
Santa Casa de Fernandópolis
Santa Casa de Votuporanga
Santa Casa de Araçatuba
Hospital Padre Albino (Catanduva)
Hospital Emílio Carlos (Catanduva)
Hospital São Domingos/Unimed (Catanduva)
Santa Casa de Rio Preto
Hospital Beneficência Portuguesa (Rio Preto)
Hospital Austa (Rio Preto)
Hospital Unimed de Araçatuba
*Informações Funfarme- Fundação Faculdade Regional de Medicina