Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

ESPECIALISTAS DISCUTEM GESTÃO DE OPMES NO CONEXÃO FEHOSP DE HOJE
23/02/2022

Um assunto que gera discussão nas instituições de saúde, tanto na Saúde Suplementar e quanto no Sistema Único de Saúde (SUS), é a gestão de OPMEs – sigla utilizada para referenciar as Órteses, Próteses e Materiais Especiais utilizados em uma intervenção médica ou odontológica, diagnóstica ou terapêutica.

 

Este foi o assunto debatido durante o Conexão Fehosp desta terça-feira (22), transmitido em parceria com a Inpart Saúde, empresa que fornece uma plataforma completa para cotação e controle processual em OPME, e a ZMed Saúde, empresa que fornece Soluções e Gestão em Saúde. A discussão abordou os principais desafios, como transformar o processo e qualificar a gestão.

 

Cássia Carneiro, analista sênior de Captação de Recursos na FEHOSP, deu início à live, que contou com a participação de Joselito Cardoso, Diretor Comercial e Novos Negócios da Inpart Saúde; Alessandra Zanqueta, Consultora e Professora especialista na ZMED; e Pedro Zanqueta, Consultor e Professor especialista na ZMED.

 

Alessandra inicia sua fala destacando que a OPME é um dos componentes individuais que apresenta maior custo para hospitais e unidades médicas. “Os grandes dilemas em torno desta questão são o alto valor de aquisição dos produtos, registro, padronização, organização e controle da OPME, além das glosas e atrasos no atendimento dos pacientes. Por isso a gestão é tão importante”, afirma a professora.

 

Para Pedro, a boa gestão não é feita apenas com ferramentas, mas é imprescindível o treinamento dos colaboradores. “Seguir os processos é muito importante para quem está no dia a dia, e não há ferramenta de ponta que substitua um colaborador engajado e com vontade”.

 

De acordo com a consultora, tudo que envolve pessoas, processos, sistemas de informações e fornecedores fica muito mais complexo. “A OPME não é apenas um item, é preciso analisar todo o contexto, e a gestão buscar entender a necessidade das demandas”.

 

O que é um sistema de gestão?

 

Um sistema de gestão de OPME é uma ferramenta que assegura processos de ponta a ponta, garante a rastreabilidade, a documentação e permite uma organização acessível. “Estamos falando de vidas! Não bastam apenas sistemas, tem que ter muita capacitação para saber usar as ferramentas e saber usar os produtos. O que reduz custos é uma empresa muito bem treinada”, afirma Alessandra.

 

Para Cardoso, da Inpart Saúde, dentro de todo este contexto, a tecnologia é fundamental. “Os sistemas e a tecnologia são essenciais para apoiar todo esse processo de gestão, aliados nesse processo”.

 

Para quem não assistiu e quer saber mais sobre o assunto, a live está disponível no Youtube da Fehosp, acesse: https://bit.ly/3t1ceMd

 


Predicado Comunicação