Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Banco de Leite da Santa Casa de Jales necessita de doação
15/06/2015

Aislaine Machado e Adriana Satiko, técnicas de enfermagem, realizam as orientações as mães doadoras

O leite materno é considerado pelos especialistas a alimentação mais completa para o bebê, pois contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas. Possui também, muitas substâncias nutritivas e de defesa que não são encontrados em outros tipos de leite, além de ser adequado, completo, equilibrado e suficiente para o recém-nascido.

 Por tal motivo, a equipe de enfermagem e pediatras da Santa Casa realizam um trabalho de conscientização, informando a importância de amamentar os bebês nos primeiros meses de vida. Segundo a enfermeira responsável técnica, Ana Lúcia Silva, a amamentação estreita os laços entre mãe e bebê e beneficia a saúde de ambos. “Durante a amamentação a mãe diminui o sangramento pós-parto, faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal, e minimiza o risco de câncer de mama e ovários”, explicou.
 

Para as mães durante a amamentação é correto manter uma alimentação sadia, com bastante leite, água e sucos, para estimular a produção de leite. Uma consulta com um nutricionista pode ser a melhor opção para elaborar um cardápio adequado, com refeições e lanches saudáveis. Neste período nutricional ao bebê a mãe não deve tomar remédios, ingerir bebidas ou fazer uso de cigarros, pois essas substâncias são perigosas.

Existem casos em que a mãe não consegue produzir o leite materno, por isso, a doação é essencial para suprir as necessidades de tantos recém-nascidos que não usufruem destes benefícios. A mãe Valdiceia Rodrigues Santos, de Iturama, teve gêmeos, e está usufruindo do Bando de Leite. “Como não estou tendo leite, preciso utilizar as doações que são provindas de outras mães, isso é muito importante, pois meus dois filhos estão recebendo as proteínas necessárias para a saúde deles”, destacou. 
 
Para as mães que desejar compartilhar do seu leite é necessário vir até a Santa Casa de Jales trazer a carteirinha de gestação, RG, CPF, cartão SUS para a realização do cadastro, e então será retirada uma quantidade em um vidro estéril, que é congelado e encaminhado para Votuporanga, local em que realiza a pasteurização. Após, este procedimento o leite volta para o hospital, que distribui aos bebês internados.
 
As puérperas que desejarem realizar este processo em casa são necessárias tomar alguns cuidados, entre eles: retirar anéis, pulseiras e relógios, lavar mãos e antebraço fazendo cuidadosa limpeza das unhas com sabão e água corrente, friccionar as mãos com álcool a 70%, durante 30 segundos, dispor de frasco estéril sobre a mesa para coleta, massagear toda a mama no sentido aréola - tórax em movimentos circulares.

A mãe deve desprezar os primeiros jatos de leite para evitar contaminação, colocar o frasco abaixo da aréola deixando a tampa na mesa com a parte estéril para cima, após a coleta fechar o frasco, rotular com o nome da doadora, número de dias pós-parto, data, o local da retirada do leite e nome de quem realizou o procedimento.
 
O Banco de Leite da Santa Casa está com a capacidade baixa e precisa da conscientização das mães que podem contribuir. Portanto, ajude a salvar outras vidas, entre em contato pelo telefone (17) 3622-5000 Ramal 5045, para orientações e agendamento. Salienta-se que o atendimento é realizado 24 horas por dia.
 
*Informações Santa Casa de Jales