Saúde lamenta morte do professor Ruy Laurenti
17/06/2015
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e os demais dirigentes da pasta manifestam pesar pelo falecimento do professor Ruy Laurenti, ocorrido na última sexta-feira, 12 de junho, na cidade de São Paulo.
Docente do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), ex-reitor da USP e ex-diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP, o professor Laurenti atuou na área de epidemiologia, sendo considerado um dos grandes pesquisadores da saúde pública brasileira, com ênfase em mortalidade, saúde materna, estatísticas de saúde, classificações internacionais de doenças e problemas de saúde.
Suas publicações sempre foram referência nas discussões realizadas na Rede Interagencial de Informações para a Saúde, na qual o Ministério da Saúde tem presença marcante.
Considerado um dos principais idealizadores do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, atuou fortemente nos trabalhos que resultaram na criação e implantação do sistema em todo o território nacional, em 1976, sendo um de seus grandes incentivadores até os dias recentes. Idealizou e participou ativamente, até recentemente, do Mortality Reference Group da Organização Mundial da Saúde (OMS), integrante da rede mundial de trabalhos relacionados ao uso da Família de Classificações Internacionais.
Recebeu, em maio deste ano, o título de Pesquisador Emérito do CNPq, em reconhecimento à relevante contribuição científica e acadêmica à Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.