Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Programa de Reabilitação Profissional da Funfarme beneficia mais de 50 colaboradores da instituição e ganha prêmio nacional
18/06/2015

É comum quando o colaborador tem alguma lesão que o torna incapaz para exercer sua atividade ter como única alternativa a demissão pela empresa, quando retorna do período de afastamento pelo INSS. A Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina e Enfermagem de Rio Preto mostrou há como evitar este triste destino ao criar o Programa de Reabilitação Profissional, o qual já recuperou mais de 50 funcionários, reintegrando-os em outros setores e, assim, evitando sua dispensa.

O sucesso do Programa mereceu a Menção Honrosa no 5º Prêmio do Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial, entregue na noite desta segunda-feira (15 de junho) pelo Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial – CBSSI, em Campinas.

  
O CBSSI é uma entidade sem fins lucrativos que visa distinguir e reconhecer as melhores práticas e tecnologias nas áreas de reabilitação e readaptação profissional, acessibilidade, inclusão social e gestão. 
 
Entenda o Programa de Reabilitação da Funfarme
 
Concluído o período de afastamento do colaborador pelo INSS, que o considera apto para exercer atividade profissional, o colaborador é avaliado pelo Setor de Recursos Humanos da Funfarme sob os aspectos social, médico, ergonômico, psicológico e psiquiátrico para decidir se há condições de reabilitá-lo e reinseri-lo num dos setores do complexo hospitalar. As possibilidades são inúmeras, já que a Funfarme é um dos maiores complexos de saúde do interior paulista, formado pelo Hospital de Base de Rio Preto, Hospital da Criança e Maternidade, Ambulatório Geral de Especialidades, Instituto do Câncer, Hemocentro e Instituto de Reabilitação Lucy Montoro.
 
"O que buscamos, através do programa, é oferecer a possibilidade de reabilitação por meio de um trabalho de avaliação, readaptação e reinserção. Ao possibilitar a volta ao trabalho, os colaboradores sentem-se valorizados e recuperam a autoestima”, comenta Cristiane Midori, responsável pelo Setor de Recursos Humanos da Funfarme. 
 
“O Programa de Reabilitação Profissional beneficia não só o colaborador, mas fundação, pois já conhecemos o colaborador enquanto pessoa e profissional e este já está incorporado à cultura organizacional da instituição”, afirma Dr. Horácio José Ramalho, Diretor-Executivo da Funfarme. “Nossa satisfação é constatar que, com o Programa, promovemos o bem estar em todos os sentidos para o ser humano, com impactos muito positivos na família”, frisa Dr. Horácio. 
 
Diferencial
 
Um dos diferenciais do Programa da Funfarme apontados pelo CBSSI para lhe conferir a menção honrosa é o acompanhamento do colaborador após a inserção em seu novo cargo na fundação. O profissional passa por avaliações de desempenho para se verificar se realmente adaptou-se à nova função.
 
Colaboradores falam do Programa
 
"Continuar na Funfarme, em função adequada à nova minha realidade só foi possível graças à reabilitação que foi oferecida a mim pelo hospital. Hoje sinto-se valorizada, mais útil e realizada profissionalmente", afirma Marlene Lopes, de 55 anos, colaboradora do Setor de Nutrição e Dietética da Funfarme, antes auxiliar operacional na cozinha.
 
Há colaboradores que passam a atuar em setores completamente diferentes dos anteriores. É o caso de Elisabeth Lopes dos Santos, de 56 anos, que, depois de 24 anos trabalhando na lavanderia, é agora auxiliar administrativa no Setor de Endoscopia do Hospital de Base. “Quase entrei em depressão no tempo que fiquei afastada. Sempre gostei de trabalhar no “pesado”, mas era minha saúde que estava em jogo. Neste novo setor, sinto-me operante novamente e sei que, de alguma maneira, posso ajudar as minhas companheiras e ser útil. Não há sensação melhor.”
 
Saiba mais o sobre Prêmio de Reabilitação Profissional 
 
http://proreabilitacao.com.br/oitavo-congresso-reabilitacao-readaptacao-profissional
 
*Informações Funfarme