Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CONEXÃO FEHOSP DISCUTE PROGRAMA DE CIRURGIAS ELETIVAS NOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS
03/06/2022

Nesta quinta-feira (2), o Conexão Fehosp realizou mais uma live abordando o tema ‘’Mutirão de cirurgias eletivas e o engajamento dos Hospitais Filantrópicos’’.  A mediadora da live e gerente técnica da Fehosp, Maria Fátima da Conceição, recebeu Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Eduardo Ribeiro Adriano, e Osmar Mikio Moriwaki, coordenador de saúde da Coordenadoria de Regiões de Saúde/SES/SP.

Dando abertura à conversa, Eduardo explicou a demanda reprimida de cirurgias no Estado de pelo menos 538 mil pacientes, cadastrados pelos municípios através da ferramenta CDR, que permite que as cidades cadastrem demandas por recursos. Diante dessa situação e entendendo que a questão do financiamento do procedimento é limitada, o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, autorizou o Estado a financiar uma tabela SUS a mais, para cada um dos 54 procedimentos cirúrgicos, que contemplam mais de 90% das filas de espera em cirurgias em São Paulo. Eduardo explica qual o modelo de projeto para dar segmento a esta ação. "A estrutura da Fehosp é fundamental para o avanço do programa", frisa. 

O mutirão deu início no dia 1 de junho e todos os 252 hospitais associados à Fehosp estão participando. Não é preciso aderir, ou manifestar interesse, não existe burocracia. Cada gestor deve pedir uma série de AIH especial, e os procedimentos que estes 252 hospitais realizarem serão, até o final de outubro, apresentados em uma série especial de AIH. Para cada um dos procedimentos, o tesouro estadual financia mais uma tabela.  

Mikio ressaltou que os dois anos de pandemia deixaram o número de pacientes na fila de espera de cirurgias muito maior. Estima-se que os cadastrados no CDR são em torno de 1 milhão de pessoas, mas a demanda real considerada de 568 mil pacientes entende que outra parte já fez a cirurgia, não necessita mais, conseguiram em outro hospital, entre outros.

Durante a conversa, os espectadores puderam tirar as dúvidas referente ao programa através do chat, foi uma live muito produtiva e com participação em massa dos Hospitais filiados à Fehosp. O evento contabilizou 140 pessoas assistindo simultaneamente. O Conexão FEHOSP ocorre periodicamente e traz assuntos relevantes para o público, sejam da área da saúde ou não.


Predicado Comunicação