SANTA CASA PREPARA NOVOS LEITOS PARA SÍNDROMES GRIPAIS
07/06/2022
A Santa Casa de Jales realizou uma reunião com a imprensa e vereadores para informar que está envidando esforços financeiros, materiais e de pessoal para fazer adaptações com o objetivo de receber pacientes acometidos por síndromes gripais. As adaptações devem ser definitivas e servirão para todas as enfermidades, não apenas para Covid-19. Já foram feitas adequações de até 2 leitos por quarto para isolamento de uma mesma patologia na UTI adulto geral e já foi iniciada a criação de leitos de isolamento de enfermaria. Provisoriamente o hospital disponibilizou 6 quartos e até 10 leitos de isolamento, em sua unidade particular, para atender a demanda do serviço público e privado.
Um dos objetivos é garantir o atendimento, com total segurança, para visitantes e outros pacientes. A expectativa é que parte das adaptações sejam custeadas pelas operadoras de planos de saúde que atuam na Santa Casa.
A provedoria e a diretoria administrativa esclareceram que não irão reativar os leitos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 nos moldes do que era feito no auge da pandemia.
O diretor administrativo, Rafael Carnaz Prado, citou a determinação ministerial que entrou em vigor com a Portaria 177, publicada em 25 de maio pelo Ministério da Saúde, que excluiu habilitações e leitos do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Na portaria, a secretária de Atenção Especializada à Saúde do Ministério, Maíra Batista Botelho comunica a desativação de leitos de UTI Adulto e Pediátrico para tratamento de Covid-19 autorizados, em caráter excepcional e temporário, para o atendimento exclusivo de pacientes com diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG/Covid-19.
Portanto, ao contrário do que foi divulgado pela TV TEM, o Governo do Estado não vai mais contratar (pagar) leitos para esse fim e a Santa Casa terá que arcar com o atendimento que será financiado pelo SUS, já que incluirá enfermidades que necessitem de isolamento do paciente. “Foi uma iniciativa do hospital e não do DRS-XV, tanto que não haverá financiamento do Estado”.
Conveniados devem procurar as operadoras para exigir atendimento
Sobre as reclamações relativas ao não atendimento de conveniados que procuram o hospital com sintomas de síndromes gripais, a Santa Casa esclareceu que em 2020, ainda no começo da pandemia, já havia informado às operadoras de planos de saúde que não poderia atender esse público, através do convênio, porque não possui instalações físicas para isso. “O beneficiário deve procurar a ouvidoria da sua operadora para reclamar, porque assim a operadora vai se mobilizar para firmar uma parceria com a Santa Casa e melhorar as condições que temos aqui. A partir de dez reclamações, o caso vai para a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e elas são chamadas a responder por isso, obrigando-as a procurar a Santa Casa. Se o hospital custear uma parte dessas melhorias e as operadoras outra parte, vai ficar pouco para todos. A operadora tem interesse em oferecer bons serviços para o seu usuário”.
Rafael disse que o hospital continuará sem atender os conveniados que procurarem diretamente o hospital, e os mesmos devem procurar a rede particular ou a atenção básica, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). “A rede SUS é universal e atende a todos, então quem vier para o hospital através da UPA será atendido normalmente, independente de ser conveniado ou não”.
JORNAL A TRIBUNA