Santa Casa de Santos: simpósio de medicina hiperbárica promove integração multiprofissional
28/07/2022
A Santa Casa de Santos realizou, no fim de maio, um simpósio sobre medicina hiperbárica com o objetivo de compartilhar conhecimento, promover a discussão técnica e integrar toda a equipe multiprofissional.
A programação teve início com o médico especialista em medicina hiperbárica e diretor técnico da Clínica Hiperbárica São Paulo, Eduardo Vinhaes. Ele explicou sobre o tratamento feito com as câmaras hiperbáricas, como acontece o processo de combate às infecções e os benefícios do oxigênio hiperbárico.
Em resumo, a câmara hiperbárica é utilizada na cura de várias doenças em que existam edemas causados por falta de oxigenação, como em queimaduras graves e lesões de difícil cicatrização, especialmente quando há risco de morte do paciente. Cada sessão dura em média uma hora. O principal benefício do tratamento é acelerar a cicatrização através da ação direta do oxigênio, que possibilita também a redução no tempo de internação e casos de amputação.
Para falar sobre os cuidados de enfermagem, Laís Giacomett Nunes Nogueira comentou sobre o uso dos medicamentos e as vias de administração nos pacientes em tratamento na hiperbárica e destacou que considera a via intravenosa a mais confiável.
Ieda Maria Berriel Trombino, médica responsável pelo serviço de medicina hiperbárica da Santa Casa, contou um pouco sobre a história da hiperbárica no hospital e sobre a ampliação do serviço. A Instituição possui câmaras modernas para o tratamento individualizado dos pacientes.
O bombeiro civil Alexandre Antonio Teixeira falou sobre segurança na hiperbárica e sobre os materiais e produtos permitidos em câmaras, para que não ofereçam riscos.
Ao todo, seis palestras foram realizadas ao longo do simpósio, que contou com a participação de 150 profissionais de saúde e estudantes da área.
Saiba mais em: https://santacasadesantos.org.br/portal/comunicacao/noticias/simposio-de-medicina-hiperbarica-promove-integracao-multiprofissional