CONEXÃO FEHOSP PROMOVE DISCUSSÕES SOBRE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
16/08/2022
Foi realizado na manhã desta terça-feira (16) mais um encontro do projeto “Conexão Fehosp”, realizado em parceria com o Albert Einstein –Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa.
A edição contou com a presença de Milene Vidal Barbosa, coordenadora do Portal de Educação Corporativa do Einstein; Simone Azevedo, Diretora de Desenvolvimento, Experiência do Colaborador e Educação Corporativa do Hospital Albert Einstein; Priscila Molina, Analista de Treinamento da Educação Corporativa Einstein. O debate deu enfoque à educação corporativa como estratégia de melhores resultados para as empresas e para as pessoas.
Ao iniciar a discussão, Milene Vidal Barbosa afirmou que os pilares estratégicos do Albert Einstein envolvem a assistência à saúde ao setor público e privado, pesquisa e inovação e responsabilidade social. Além disso, se conecta com o ensino e a educação, que tem como missão melhorar a saúde da população, a qualidade da assistência e da gestão em saúde, difundindo o conhecimento e educando os pacientes e a sociedade. “Pois é através da educação e da formação, capacitação e desenvolvimento dos profissionais que conseguimos levar uma assistência de maior qualidade, contribuindo para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Milene.
Simone Azevedo ressalta que a educação corporativa é vista pela integração entre o Recursos Humanos e a área de ensino, esta última está ligada ao Instituto de Ensino do Einstein, que tem como foco o atendimento ao aluno, aos profissionais da saúde e profissionais de áreas correlatas, em que é pautada a comunicação, cultura e ações educativas.
A demanda é diferente para cada conjunto de ações, que suportam o desenvolvimento das competências essenciais para o exercício das diversas funções, pois envolvem o setor institucional, profissional, setorial e individual. O ecossistema da educação corporativa integra a capacitação dos profissionais para estarem qualificados para as necessidades atuais e futuras do Einstein; estimular o desenvolvimento das competências para a carreira técnica; reforço da integração entre a aquisição de conhecimento e a prática profissional.
Como ferramenta para a capacitação dos profissionais, foi lançado no último ano o Portal de Educação Corporativa Einstein, que é uma plataforma digital que traz os conteúdos organizados em trilhas de aprendizagem e facilita o protagonismo da aprendizagem do aluno ou colaborador e permite o acompanhamento pelos gestores. “Dentro da plataforma conseguimos trabalhar com avaliações de aprendizagem, pois temos uma preocupação com os dados e o desempenho desse colaborador, para que depois seja possível conectar com os dados assistenciais, para que possamos olhar os indicadores da prática, e se também estão apresentando melhora. Com isso, conseguimos conectar o impacto da educação dos profissionais frente a melhoria dos indicadores assistenciais”, disse Milena.
O programa de capacitação foi levado para outras Instituições de Saúde e recebe o mesmo modelo que é utilizado pelos profissionais do Einstein. Todos os materiais foram construídos pelos especialistas em conteúdo e educação do Instituto.
O webinar contou com 128 participantes, entre médicos, representantes de Santas Casas e hospitais. O debate está disponível no Facebook e YouTube da Federação.
Predicado Comunicação