SANTA CASA DE SÃO JOSÉ FAZ CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
06/09/2022
A Santa Casa de São José dos Campos, referência em transplante de fígado na RM Vale, promove campanha para o Setembro Verde, conscientizando sobre a importância da doação de órgãos.
Um dos principais pontos abordados é a importância da conversa sobre o tema com familiares e amigos, uma vez que a negativa da família é um dos principais entraves para a questão. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) conduziu uma pesquisa que aponta que a recusa familiar é o principal motivo que impede a doação de órgãos no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), 43% das famílias recusaram a doação de órgãos de seus parentes após morte encefálica comprovada em 2021.
Atualmente, o hospital tem 41 pacientes aguardando na fila de espera por um transplante de fígado. O coordenador do setor de transplantes da Santa Casa de São José dos Campos, Jorge Padilla, ressalta que o tema deve estar em pauta o ano inteiro, para que as pessoas se conscientizem sobre o valor do ato. “A Campanha Setembro Verde precisa ganhar mais notoriedade, pois os números de doações ainda não são o bastante para suprir as pessoas que estão na fila de espera."
Redação Meon