Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de São José dos Campos participa do Movimento Acesso à Saúde
26/06/2015

No dia 29 de junho, a Santa Casa de São José dos Campos participará do Dia D do Movimento Acesso à Saúde, um movimento nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS que tem como objetivo tornar pública a realidade das instituições e ampliar a discussão e o envolvimento da sociedade.
 

A iniciativa, organizada pela CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos) e apoiada pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), também objetiva mostrar os efeitos do processo gradativo de falência da rede sem fins lucrativos voltada ao SUS e, como consequência, a desassistência da população.
 
A Santa Casa de São José dos Campos fará uma apresentação do panorama econômico do hospital para autoridades e convidados no dia 29 de junho e também distribuirá camisetas da campanha aos seus colaboradores. 
 
A provedoria acredita que essa iniciativa esclarecerá à população a situação de sub-financiamento do SUS e suas consequências no que diz respeito à assistência médica oferecida em todas as regiões do país. Além disso, essa ação mostra o iminente colapso dos hospitais beneficentes e as graves consequências que isso pode acarretar.
 
Alguns dos dados levantados mostram que da década de 80 até hoje, a tabela SUS sofreu um reajuste de 93,66%, enquanto setores como Energia Elétrica e Transporte Público sofreram reajustes de 962,19% e 1177,12%, respectivamente, por exemplo. Esse descompasso gera um dívida anual de R$ 9,8 bilhões aos hospitais, que hoje já se acumula em R$ 21,5 bilhões.
 
Entre as consequência estão o endividamento dos hospitais, pressão sobre o orçamento municipal, precarização das relações de trabalho, baixos salários, redução de leitos, fechamento dos hospitais, esgotamento da saúde, entre muitos outros.

*Informações Santa Casa de São José dos Campos