OFICINAS TEMÁTICAS DO AUDHOSP PROPORCIONAM DINAMISMO E INTERAÇÃO ENTRE PALESTRANTES E CONGRESSISTAS
20/09/2022
Auditoria multidisciplinar na Saúde Suplementar, SIA: Auditoria SUS para além da glosa, SIH – Informação na AIH em obstetrícia, foram os temas das três primeiras oficinas temáticas de curta duração organizadas pelos congressos AUDHOSP e AUDHASS. As atividades tiveram início na tarde dessa terça-feira (20).
Com a participação de um público expressivo, as oficinas proporcionaram aos participantes um dia intenso de novos conhecimentos.
Selma Costa Santos, graduada em administração hospitalar, Mestre em administração de empresas, e Silvia de Carvalho Jaldin, médica e delegada superintendente Adjunta do CREMESP – Regional Norte, abriram a programação de oficinas e trouxeram o debate sobre auditoria multidisciplinar na Saúde Suplementar. Durante a apresentação foram pontuados tópicos como a importância do auditor capacitado; educação continuada e núcleos de qualidade; sistemas operacionais que envolvem a junção do bom desenvolvimento da tecnologia e processos.
SIA: Auditoria SUS para além da glosa foi o tema da segunda oficina, comandada pelo Médico especialista em Saúde Pública e Gestão Pública da Saúde, José dos Santos, que deu enfoque à relação com gestores, metas e instrumentos contratuais.
SIH – Informação na AIH em obstetrícia: faturamento e auditoria foi debatido na oficina 3 pelos palestrantes Vanderlei Soares Moya, médico do Grupo Normativo de Auditoria e Controle da Saúde- GNACS/SES-SP, Suzete dos Santos Alves, enfermeira da área técnica Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Marisa Ferreira da Silva Lima, coordenadora do Grupo Condutor Estadual da Rami da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Na ocasião foi discutida ainda a habilitação e o financiamento da Rede de Atenção Materna e Infantil (RAMI).
Mais temas foram debatidos ao longo do dia, como telemedicina e prontuário eletrônico, e repasses financeiros e fontes de informação. As oficinas contaram com a participação de palestrantes renomados que integram os ambientes da saúde, tanto no nível empresarial quanto acadêmico, como Luanna Silva da Costa, Gerente do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde na coordenação-geral de Gestão de Gestão de Sistemas de Informações em Saúde (CGSI/ DRAC/SAES/MS), que esteve à frente do da discussão sobre soluções para principais dificuldades do CNES. O debate foi realizado em conjunto com Norma Suely, Responsável Técnica pela Área de Processamento dos Serviços de Saúde SUS – Estado de São Paulo, e Luís Antônio Preto, Diretor da Divisão de Sistemas de Produção e Cadastro do SUS da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
Na ocasião, foram pontuados os desafios que existem quanto ao CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde), a funcionalidade, base de dados e gestão a nível municipal e estadual. Foram listadas práticas e soluções que podem operacionalizar o sistema de forma rápida e fácil. Para isso, o planejamento é essencial.
A partir das 18h30 será realizada a abertura oficial dos congressos, com a participação de representantes da Fehosp, da comissão científica do evento, além de autoridades convidadas. Não perca!
O 20ª AUDHOSP e 6º AUDHASS prosseguirá até sexta-feira (23), e ainda é possível inscrever-se no próprio local do evento: Hotel Fazenda Colina Verde na cidade de São Pedro (SP). Saiba mais em: https://audhosp.com.br/
Predicado Comunicação