SECRETÁRIO ESTADUAL DA SAÚDE FAZ VISITA TÉCNICA À SANTA CASA DE ARAÇATUBA
23/09/2022
O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, esteve hoje (22) na Santa Casa de Araçatuba, onde fez uma visita técnica e inaugurou duas salas cirúrgicas. Com as unidades, que foram equipadas pelo UniSalesiano, o Bloco Cirúrgico do hospital passa para 12 salas e está apto para realização de até 50 cirurgias por dia – atualmente, são realizadas 20 operações a cada 24 horas.
O provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima, explicou que, para atuar nas novas salas, 12 técnicos de enfermagem serão contratados por seis meses pela Prefeitura de Araçatuba. Os profissionais vão atuar exclusivamente na realização de cirurgias eletivas do mutirão instituído em maio deste ano pela secretária de Saúde do Estado.
Após inaugurar as duas salas, o secretário visitou o paciente Mário Luiz Nieri, de Andradina (SP). Ele estava na fila desde 2014 aguardando para ser operado. Na quarta-feira à espera acabou. Exatamente oito anos depois, Nieri foi submetido à uma artoplastia de joelho, sendo o procedimento executado pelo ortopedista José Renato Marques.
Gorinchteyn também passou por Birigui, onde visitou uma clínica oftalmológica, que, juntamente com a Santa Casa de Araçatuba, faz parte do Mutirão de Cirurgias e vão ampliar os serviços de cirurgias eletivas na região.
O secretário afirmou que, a partir de outubro, a clínica de Birigui passará a realizar 2.600 cirurgias oftalmológicas no mutirão.
Mutirão
De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, os pacientes que estão sendo atendidos no mutirão já tiveram os procedimentos agendados pelos departamentos de saúde. O objetivo do governo estadual com a ação é diminuir a fila de espera para procedimentos pela Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), que acumulou pacientes durante a pandemia, quando muitos leitos ficaram reservados para pacientes com covid-19.
Desde maio, o número mensal de operações passou de 25 mil para 75 mil, sendo que para isso foram contratados serviços de hospitais filantrópicos e particulares no estado.
Jean Gorinchteyn disse que, com o mutirão, o Governo do Estado ampliou o investimento em cirurgias, de R$ 700 milhões para cerca de R$ 1,2 bilhão, assim como triplicou o número de entidades beneficiadas com recursos públicos, de aproximadamente 120 instituições para mais de 300, impactando diretamente a população que aguarda por operações.
Folha da Região