SANTA CASA DE SANTOS REALIZA RESSECÇÃO DE TUMOR DE OROFARINGE POR VIA ROBÓTICA
28/09/2022
A Santa Casa de Santos realiza desde janeiro procedimentos cirúrgicos no Centro Robótico. A Instituição se aproxima da marca de 70 cirurgias realizadas nesse formato, que une tecnologia e inovação.
Em 26 de agosto a equipe especializada realizou a primeira cirurgia robótica transoral (TORS Transoral Robotic Surgery) para ressecção de tumor de orofaringe. O paciente teve alta no dia seguinte ao procedimento, e passa bem.
A cirurgia de altíssima complexidade foi feita pelos médicos cirurgiões de Cabeça e Pescoço, Dr. Rogério Dedivitis e Dr. André Guimarães. Esta foi a primeira vez que um procedimento da especialidade acontece na Baixada Santista.
O cirurgião André Guimarães explica que, caso este procedimento não fosse feito por via robótica, seria necessária uma mandibulotomia, ou seja, precisaria serrar a mandíbula do paciente para poder acessar o local do tumor, e depois fazer a reconstituição do osso com placa de titânio. Segundo o Dr. Rogério Dedivitis, a utilização do robô para este tipo de procedimento, além de tornar o acesso menos agressivo, agrega um custo que nesse caso é compensado com outros benefícios, como evitar o uso da placa de titânio, diminuir o tempo cirúrgico e anestésico, e reduzir o tempo de internação.
Saiba mais em: https://santacasadesantos.org.br/portal/comunicacao/noticias/resseccao-de-tumor-de-orofaringe-por-via-robotica