SANTA CASA PROMOVE O 6º ENCONTRO DE PREMATUROS E FAMILIARES
17/11/2022
A equipe multiprofissional da UTI Neonatal da Santa Casa de Piracicaba realiza no dia 26 de novembro, das 8h30 às 11h30, na área de lazer do Hospital, o 6º Encontro de Prematuros e Familiares. Todos os pacientes que ficaram internados na UTI Neonatal e seus pais e/ ou responsáveis estão convidados para prestigiar o evento que será recheado de acolhimento, muita diversão com a presença do grupo Plantadores da Alegria, brinquedos e, claro, um delicioso brunch. Para participar, o familiar deve confirmar sua presença até o dia 24 de novembro, das 8h às 16h30 pelos telefones 19 3417-5895 ou 3417-5008.
O evento, organizado pela equipe da UTI Neonatal, grupo de escuta Filhos Valentes da Santa Casa e Departamento de Pediatria e Neonatologia da Santa Casa, tem o patrocínio do Mika Presentes, Valter Água e Gás, Paivacin, Refrigeração Cláudio, Ótica Ideal, Fortrac e MP Hospitalar.
“A proposta do Encontro, que chega a sua sexta edição, é promover a integração entre equipe multiprofissional, familiares e crianças que passaram pela Unidade. Os laços que nos unem são muito fortes e rever essas crianças saudáveis, dando continuidade à vida, nos dá força para continuarmos nos aperfeiçoando para garantir uma assistência cada vez mais moderna, resolutiva e humanizada”, disse a enfermeira coordenadora da UTI Neonatal da Santa Casa, Maiby Marocco Parazzi.
De acordo com ela, “nos últimos dois anos, com a pandemia e a restrição do tempo nas UTIs, tivemos um personagem que marcou muito a maioria dos pais e mães: o polvo de crochê, utilizado há anos na nossa UTI Neo. A figura desse objeto foi muito evidenciada nas altas dos bebês, que é quando eles levam o polvinho para casa. Muitos pais e mães diziam que ‘os polvos foram importantes, pois faziam companhia para seu filho quando eles não podiam estar presentes devido à pandemia’. Essas reações marcaram toda a equipe”, salienta Maiby.
Como novembro é o mês da prematuridade, simbolizado pela cor roxa, além do encontro haverá mini palestras publicadas nas redes sociais da Santa Casa de Piracicaba (Facebook e Instagram) de diversos assuntos e com vários profissionais. Além disso, serão publicados posts com frases de mamães que estão vivenciando a prematuridade de seus filhos na UTI Neo e o passo a passo da evolução de cada um.
A UTI Neonatal da Santa Casa atende cerca de 20 recém-nascidos prematuros e patológicos que permanecem em média 13 dias internados, o que representa uma taxa de ocupação superior a 80%. “São crianças de zero a 28 dias de vida que podem apresentar prematuridade, extremo baixo peso, desconforto respiratório, síndrome de aspiração de mecônio, anoxia neonatal e hipoglicemia, entre outras complicações, lembrando que a internação hospitalar do bebê prematuro pode ser de até três meses ou mais, explica o pediatra neonatologista, Antonio Ananias Filho.
A UTI Neo é equipada e aparelhada com equipamentos de ponta e, além de toda tecnologia e equipe especializada em assistência intensivista, a Unidade tem como diferencial, programas voltados à humanização da assistência. “Temos os projetos Mãe Canguru e Filhos Valentes e não podemos deixar de citar o projeto Polvo, que oferece ao bebê polvos confeccionados em crochê e material antialérgico com o intuito de acalmá-lo”, salienta a coordenadora.
Gazeta de Piracicaba