SANTA CASA ANUNCIA NOVO HOSPITAL PARA DESCENTRALIZAR ATENDIMENTO EM SÃO PEDRO
18/11/2022
O Hospital Beneficente São Lucas, que é a Santa Casa de São Pedro (SP), anunciou nesta quinta-feira (17) que a cidade vai ter mais um hospital. A unidade vai funcionar em um prédio que já foi um hospital, mas que hoje está desativado. O local passa por uma reforma e a inauguração está prevista para abril ou maio de 2023.
A administradora do Hospital São Lucas, Miriam de Souza Silva explica que a nova unidade vão ser um intermediário entre o hospital e o ambulatório e vai absorver procedimentos de baixa complexidade.
"Hoje, o hospital realiza vários procedimentos que poderiam ser realizados a nível ambulatorial. Ou seja, não haveria necessidade de usar o leito de internação. E esse hospital foi adquirido com o objetivo de organizar a rede de saúde do município, que vem crescendo. A gente está diversificando com novos exames. O objetivo principal é atender melhor a população, com ambiência adequada e com melhor estrutura", afirmou.
Atualmente, em média, 120 pessoas são atendidas diariamente pela Santa Casa e o espaço do prédio, que hoje é de propriedade da prefeitura, é restrito. "Hoje a gente não tem área de espera apropriada, porque a construção é antiga e não se projetou a ambiência. Então, existe a necessidade de um melhor acolhimento aos pacientes de São Pedro", explica Miriam.
O novo hospital terá um custo de R$ 2,1 milhões e seu atendimento será 100% gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
"Assim que concluir as obras, o que está previsto para abril ou maio, a gente vai abrir a unidade, vai tirar os serviços ambulatoriais de baixa complexidade do hospital e trazer para cá, para ter uma organização melhor, estrutural, e ofertar serviços para os municípios parceiros, que a gente já presta muitos serviços para a região, a gente vai ampliar essa oferta", acrescenta a administradora.
Além de São Pedro, a nova unidade também vai atender moradores de Águas de São Pedro (SP) e Charqueada (SP) e de outras cidades da região que tiverem interesse em fazer convênio pelo SUS.
Alguns equipamentos para o prédio serão adquiridos com recursos do governo federal.
Por EPTV 2