PREFEITURA DE GUARARAPES TAMBÉM DEVE AJUDAR ONCOLOGIA DA SANTA CASA DE ARAÇATUBA
21/11/2022
Técnicos das áreas da Saúde e Finanças da Prefeitura de Guararapes (SP) fazem levantamentos sobre a legalidade e valores que podem ser repassados pelo município para ajudar a custear o Setor de Oncologia da Santa Casa de Araçatuba (SP). A informação consta em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (17) pela assessoria de imprensa do hospital.
Segundo o que foi divulgado, a colaboração financeira foi anunciada no início desta semana pelo prefeito Alex Arruda. Ele havia feito uma visita espontânea ao hospital recentemente, com o objetivo de conhecer a estrutura e atendimento a pacientes com câncer.
Ainda de acordo com a nota, o prefeito de Guararapes argumentou que infelizmente há vários moradores na cidade em tratamento no CTO (Centro de Tratamento de Oncologia), que reportam serem muito bem atendidos. “Não quero apenas usar uma estrutura, por isso resolvi conhecer o funcionamento e suas necessidades”, disse à assessoria de imprensa do hospital durante a visita. Ele esteve acompanhado da diretora municipal de Saúde, Sabrina Ramos.
Colaboração
De acordo com a Santa Casa, após a visita, o prefeito se reuniu com o provedor Petrônio Pereira Lima e o secretário José Vitoriano de Andrade Filho e concordou em colaborar com o custeio do serviço, ao ser informado sobre o déficit mensal de aproximadamente R$ 350 mil.
Segundo a diretoria do hospital, desde o início do ano são atendidos em média 60 casos novos por mês, número que é praticamente o dobro do que a instituição recebe como custeio para atender pacientes oncológicos de 40 municípios da região.
Ainda de acordo com a Santa Casa, o prefeito de Guararapes explicou que pretende repassar ao hospital recursos próprios do município e a equipe está buscando encontrar a forma legal de fazer a transferência. “Quero transferir recursos do município para fortalecer esse serviço, para ele continuar com as portas abertas para atender a todos os municípios”, informou Alex Arruda à assessoria de imprensa do hospital.
Segundo o que foi divulgado, quando as questões legais estiverem ajustadas, a Prefeitura fará um plano de trabalho com a Santa Casa de Araçatuba para gestão dos recursos nos vários setores que integram o Serviço de Oncologia.
Visitas
Guararapes é a segunda cidade a manifestar o desejo de colaborar financeiramente com a Santa Casa de Araçatuba. O hospital atende em média 850 pacientes por mês e deve fechar 2022 com déficit de aproximadamente R$ 5 milhões, de acordo com a assessoria de imprensa.
Na semana passada, o prefeito de Andradina, Mario Celso Lopes, também anunciou que pretende, a partir do início de 2023, fazer repasses financeiros para a Oncologia da Santa Casa de Araçatuba.
Segundo o hospital, Guararapes é um dos municípios com forte demanda de serviços de alta complexidade. Além de manter Rede de Atenção Básica de Saúde, a Prefeitura repassa dinheiro para a Santa Casa local para atendimentos de urgência e emergência e de média e baixa complexidades.
Apesar disso, o prefeito disse que reconhece que a Santa Casa de Araçatuba atende muitos casos de média complexidade e toda a demanda de alta complexidade, por isso, precisa receber essa ajuda financeira.
Hojemais Araçatuba