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HOSPITAL SÃO VICENTE CONCLUI FASE DE IMPLANTAÇÃO DO CICLO 2 DO PROJETO LEAN NAS EMERGÊNCIAS
23/11/2022

Em 9 de novembro, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), finalizou mais um importante ciclo de sua história e de sua trajetória na promoção de melhorias organizacionais. A instituição concluiu com êxito a fase de implantação do ciclo 2 do projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde (MS). Esta é a segunda participação da unidade no projeto desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL). Desta vez, a iniciativa teve como objetivo a otimização dos processos no centro cirúrgico e unidades de internação. O HSV foi o único hospital do estado de São Paulo, escolhido pelo MS para integrar seleto grupo – só cinco em todo o Brasil.

Para celebrar os bons resultados, um evento especial foi realizado no anfiteatro de instituição e contou com a presença de lideranças, colaboradores envolvidos no programa e mentores do Sírio-Libanês. Entre os progressos apresentados estão a redução da média de permanência, redução do fator de utilização de leito, aumento de 16% das cirurgias e aumento do giro de sala cirúrgica. Orgulhosa, a gerente de enfermagem, Grace Campos, compartilha as conquistas e parabeniza a equipe.

“Apresentamos melhorias da qualidade com a reorganização dos processos de trabalho por meio da adequação dos setores de atendimento ao paciente, bem como a criação de trabalho padronizado para todos os profissionais envolvidos no processo do centro cirúrgico, unidades de internação e áreas integradas. Agradecemos todo time do HSV pelo engajamento no projeto, a nossa diretoria geral, especialmente ao nosso superintendente Matheus Gomes, e aos nossos mentores que são referência em transformação de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Seguimos em frente porque o ciclo de melhoria deve ser contínuo”.

Direcionado pela equipe do departamento de qualidade, as ações e realizações alcançadas por meio do programa ao longo dos meses também foram comemoradas pelas profissionais. “Com muita dedicação e esforço das equipes conseguimos avançar e transformar os indicadores de desempenho e qualidade. Foram dez encontros com muita troca de conhecimento e experiência. Gratidão aos consultores e aos nossos colegas do HSV”, agradece a enfermeira da qualidade, Bruna Zelbrasikowoki.

Reconhecimento

Recentemente a unidade de saúde recebeu a visita de representantes do HSL com o objetivo demonstrar a participação do hospital jundiaiense como um case de sucesso no “Lean nas Emergências” quando, em sua primeira participação no projeto, implantou melhorias significativas para reduzir a superlotação e melhorar o atendimento nas urgências e emergências. Os profissionais buscam reproduzir o modelo de gestão implantado em outras instituições nacionais que fazem parte do programa.

Com foco no atendimento qualificado PAs informam tipos de assistência prestada em cada unidade

Com o objetivo de orientar a população e prestar assistência multidisciplinar de qualidade, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, responsável pelos Prontos Atendimentos Central, Hortolândia, Retiro e Ponte São João, reforça a informação sobre os tipos de atendimentos prestados em cada uma de suas unidades.

No Pronto Atendimento Central, localizado na Rua João Lopes, 78, ao lado da Praça Dom Pedro II, no Centro, é realizado o atendimento clínico, exclusivamente para adultos (acima de 18 anos), 24 horas por dia. Nas unidades Hortolândia (Rua Campinas, 58), Retiro (Rua Maria Lucia de Almeida, 100) e Ponte São João (Rua Santo Antonio, 191) são atendidos pacientes adultos e pediátricos em clínica médica e síndromes gripais. Todos esses serviços funcionam das 7h às 18h, de segunda a domingo.

Nos casos de atendimento em ginecologia e pediatria, o atendimento é feito no Hospital Universitário (Praça da Rotatória, s/nº – Jardim Messina), 24 horas.


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