Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

No mês que festeja seu 142º aniversário, Santa Casa de Mogi das Cruzes divulga novos projetos
06/07/2015

A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, mantenedora do Hospital Nossa Senhora Aparecida, comemora seu 142º aniversário de fundação nesta segunda-feira, 06 de Julho de 2015 com novas ações voltadas para a humanização do atendimento, novos projetos de Captação de Recursos e revitalização de diversos setores. Essas ações e projetos, que gradativamente estão sendo implantados, têm como principal objetivo a melhoria do atendimento prestado aos pacientes, especialmente os provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que corresponde a 96 % do total de atendimentos feitos pelo Hospital; melhorar os índices de pesquisa de satisfação do usuário; fortalecer a imagem da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes junto à comunidade; profissionalização da gestão de processos além de difusão de uma nova cultura de humanização dentro da Instituição.
 

Reginaldo Abrão, provedor da Entidade, destaca esta nova fase do Hospital e reforça a importância e colaboração de todos nestes 142 anos de serviços prestados em saúde. “São 142 anos de prestação de serviços à população de Mogi e Região, atravessando em toda a sua existência vários planos econômicos e crises profundas, que sempre foram minimizadas pelo trabalho e dedicação de seus colaboradores, tanto das áreas médicas, enfermagem, administrativas e por pessoas abnegadas que participaram dessas administrações, juntamente com o apoio do poder público e da população que sempre enxergou a Santa Casa com muito respeito pelos seus serviços”, frisou.
 
Outro ponto a ser destacado neste aniversário de 142 anos é o fato de a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes estar em busca da certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Referência em Maternidade e Gestação de Alto Risco o Hospital está realizando uma série de ações para promoção ao aleitamento materno, principal mote do programa idealizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Unicef. O principal objetivo do Hospital com a Iniciativa é mobilizar e sensibilizar todos os colaboradores para que se consiga diminuir os elevados índices de desmame precoce e incentivar a amamentação para todos.
 
Um grupo de diversos profissionais foi formado para seguir os “Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno”. Também está em fase de implantação uma série de mudanças de procedimentos, cursos de capacitação, envolvimento de profissionais e investimentos na estrutura física do Hospital buscando a conquista do Selo “Hospital Amigo da Criança”.
 
Programação:
 
Uma missa de ação de graças será celebrada no próximo dia 06 de julho, às 16h00 no pátio do Hospital pelo padre Alfredo Morlini, mais conhecido como padre Vicente. Logo após a celebração um bolo será servido aos colaboradores e convidados. No dia 08 de julho, quarta-feira, haverá à partir das 14 horas uma apresentação de música com a pianista Luciana Massaro e a violinista Aline Porto da “Escola de Música Massaro”, na Entrada Principal do Hospital em homenagem à Instituição.
 
Santa Casa – História
 
A fundação da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das cruzes ocorreu por iniciativa do vigário da cidade, padre Antônio Cândido Alvarenga, que reuniu representantes da comunidade mogiana em sua casa para criar uma sociedade cujo fim seria o de acudir os menos favorecidos. No dia 06 de julho de 1873, cerca de 130 pessoas participaram deste encontro que culminou com a idealização do Asylo da Sociedade Mogyana de Beneficência, primeira denominação da entidade. O primeiro artigo do Estatuto dizia que a sociedade praticaria a caridade cristã, especialmente aplicada à visita e ao curativo da pobreza enferma. Naquela época, os serviços eram feitos procurando-se os doentes carentes nos próprios bairros.
 
A primeira diretoria foi composta pelos seguintes membros: Presidente, Padre Antônio Cândido Alvarenga; vice-presidente, Joaquim Augusto Ferreira Alves; Primeiro-secretário, Tenente-coronel Joaquim de Campos Freitas; Tesoureiro, Tenente-coronel Antônio Mendes da Costa; Procurador, José de Almeida Grant e, Ajudante, Capitão Tristão Augusto de Oliveira. Os primeiros médicos foram: Dr. Paulo Malheiro de Melo, Dr. Rodrigo Gomes Vieira de Almeida e Dr. Salvador José Corrêa Coelho.
 
Em 6 de novembro de 1881, foi inaugurada a primeira sede do Asylo da Sociedade Mogyana de Beneficência. O primeiro imóvel era alugado e ficava no largo do Bom Jesus, nº 1. Em 31 de julho de 1899, a sede passou a ser na rua Olegário Paiva, onde hoje fica a Delegacia de Ensino de Mogi das Cruzes. Mais tarde, em setembro de 1956, inaugura-se definitivamente, na rua Barão de Jaceguai, nº 1148, a atual sede. (Marina Barlati – 4754 toques)


* Informações da Santa Casa de Mogi das Cruzes