CONEXÃO FEHOSP COM TECHTOOLS HEALTH DEBATE A ATUALIZAÇÃO DO CNES NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
01/12/2022
Foi realizado na manhã dessa quinta-feira (01/12) mais um encontro do “Conexão Fehosp”. Desta vez, em parceria com a techtools health. A edição contou com a presença de André Luiz de Almeida, Chief Data Officer da empresa. O debate deu enfoque ao tema “A Importância da atualização do CNES nos resultados da sua instituição de Saúde”.
A techtools health é uma plataforma para acelerar a adoção da inovação em saúde, gerando valor ao levar produtos e serviços inovadores de startups e empresas de saúde para implantar suas soluções em hospitais e outros compradores de inovação.
Durante o debate, foi discutida a importância de realizar a atualização do CNES desde os profissionais até a infraestrutura do hospital, já que quando ela não é colocada de forma correta, pode gerar um déficit de recursos financeiros na instituição.
André Luiz iniciou a webinar com debates importantes. Quantas AIHS (internações do SUS) tem por ano no Brasil? São aproximadamente 1 milhão de AIHS por mês, sendo 12 a 13 milhões por ano. E, desse total quantas são rejeitadas? No Brasil a proporção é de 6 a 7% de bloqueio das AIHS pelo CNES.
O especialista enfatizou que o número dessas AIHS rejeitadas vem crescendo entre os anos de 2017 e 2022, e isso infelizmente surge devido a erro de cadastro ou profissionais não cadastrados corretamente, gerando um impacto gigantesco para a instituição. Durante o debate, Almeida trouxe alguns exemplos: “Se eu não coloco minhas AIHS adequadas, número de leitos e até as rejeitadas, os números ficam inadequados, fazendo perder o faturamento e gerando uma diminuição considerável”, disse.
Passando para um recorte mais atual (2022), André sugere que o Ministério da Saúde invista em uma comunicação mais fluida sobre a ferramenta, passando de manual para automática a fim de viabilizar um cadastro com menos erros por parte da instituição.
Chegando para o encerramento, compreendemos que o CNES é uma ferramenta fundamental, pois é um dos pilares básicos de sustentação dos sistemas de informação do SUS. Mais de 90 sistemas dependem da sua informação. Cuidar bem da sua alimentação e atualização é mais que uma rotina de proteção ao faturamento SUS, diversas políticas de saúde tem sua definição feita partindo do CNES, ou seja, todo sistema básico de saúde vai passar pelo CNES e as instituições devem ter um olhar atento para essa atualização.
André Luiz Almeida encerrou o webinar se colocando à disposição para todos os esclarecimentos que possam surgir a respeito da CNES. Para mais informações, acesse: comercial@techtool.vc
O Conexão Fehosp contou com 235 inscritos entre médicos e representantes de Santas Casas e hospitais filantrópicos. O debate está disponível no Youtube da Federação: https://youtu.be/JVBGSUvk_bQ
Predicado Comunicação