Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

TARCÍSIO QUER APOIAR SANTAS CASAS E RECUPERAR 9 MIL LEITOS
13/01/2023

O governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve em Araçatuba nesta quinta-feira (12) em sua primeira visita oficial ao interior de São Paulo após tomar posse, no dia 1º, e declarou que terá atenção especial com a Saúde, principalmente com as Santas Casas.

O pronunciamento dele foi feito após o prefeito Dilador Borges (PSDB) ter falado da preocupação com o setor, declarando que a Saúde na região é precária por falta de estrutura.

“A principal preocupação, que nos aflige muito, é a Saúde. A nossa saúde e precária. Nós não temos uma infraestrutura de Saúde. Não é possível uma Santa Casa para cuidar de 40 municípios na alta complexidade. Nossa oncologia nossa é capenga” , argumentou.

No domingo (8) o Hojemais Araçatuba publicou matéria informando sobre a falta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na região. Um paciente ficou duas semanas internado no pronto-socorro de Birigui aguardando vaga em UTI e na semana passada a família de uma idosa em Araçatuba também registrou boletim de ocorrência por ela ter ficado dois dias no pronto-socorro da Santa Casa também aguardando vaga para tratamento intensivo.

SUS

Tarcísio disse que esteve reunido com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) ontem, quando tratou das necessidades no Setor de Saúde. Ele contou que um dos assuntos discutidos foi a necessidade de reajustar a Tabela SUS (Sistema Único de Saúde) e a recuperação financeira das Santas Casas.

Ele inclusive, durante o discurso, fez questão de agradecer aos provedores das Santas Casas, em nome do provedor do hospital de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima, devido à importância da instituição para a região.

A Santa Casa de Araçatuba é referência em atendimento de média e alta complexidade para 40 municípios. “A gente precisa cuidar das Santas Casas” , comentou.

Alongamento de dívida

Segundo o governador, os maiores credores desses hospitais são os bancos públicos, principalmente a Caixa Econômica Federal. Por isso, ele entende que é possível alongar essas dívidas, para que possam ser criados mais leitos.

“São nove mil leitos fechados no Estado de São Paulo e a gente vai trabalhar para reabilitar esses leitos. Se a gente investir no que já existe, a gente vai conseguir atacar as filas por cirurgias, por exames, e a gente vai conseguir prestar serviços de mais qualidade”, disse.

Continuidade

Ainda durante pronunciamento, Tarcísio de Freitas reforçou o compromisso que havia assumido durante a campanha, de dar continuidade aos convênios com os municípios que herdou da gestão anterior.

“Nós vamos estar aqui do lado dos municípios, mantendo os convênios, porque não faz sentido um novo governo chegar e paralisar. A população não entende isso, porque é um desperdício de dinheiro. Estaremos trabalhando com os prefeitos, que é quem está na ponta da linha e vê as necessidades de urgência do cidadão”, declarou.

Convicção

Essa foi uma resposta a uma fala de Dilador, que comentou que durante o trajeto do aeroporto ao campus do Unisalesiano pode conversar com o governador sobre alguns assuntos. “ Nas minhas poucas palavras do aeroporto até aqui, ficou claro que o governador continuará tendo o olhar para todo o Estado de São Paulo”, comentou.

O prefeito de Araçatuba falou ainda que tem acompanhado as falas de Tarcísio e tem convicção de que ele pode dar continuidade ao pensamento de todos os prefeitos, que é de ser um governador municipalista e parceiro dos prefeitos.

 

Saiba mais: https://www.hojemais.com.br/aracatuba/noticia/politica/tarcisio-quer-apoiar-santas-casas-e-recuperar-9-mil-leitos


Hojemais Araçatuba