DIRETOR-PRESIDENTE DA FEHOSP É NOMEADO NA SECRETARIA DO ESTADO DA SAÚDE
16/01/2023
O diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, foi nomeado assessor técnico de gabinete da Secretaria do Estado da Saúde, conforme publicado na edição de 6 de janeiro do Diário Oficial. Na segunda-feira (9), Rogatti participou da posse do secretário da Pasta, Eleuses Vieira de Paiva, realizada no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. Representantes do setor filantrópico – agora representados no governo estadual - também prestigiaram a cerimônia.
Na transmissão de cargo, Jean Gorinchteyn, que esteve à frente da Secretaria estadual de Saúde até dezembro, lembrou do empenho de Rogatti na criação do programa Mais Santas Casas, lançado em setembro de 2021. A ação destina R$ 1,2 bi aos hospitais filantrópicos do Estado que prestam serviços ao SUS. Atualmente, 227 instituições são contempladas e a ampliação depende da documentação das entidades.
Para o provedor da Santa Casa de Piracicaba, João Orlando Pavão, a nomeação de Rogatti como assessor técnico de gabinete para atuar ao lado do atual secretário de Estado da Saúde, Eleuses Vieira de Paiva, é prova do importante papel das Santas Casas frente à assistência hospitalar à população atendida pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “O reconhecimento e a nomeação do presidente da Fehosp, Edson Rogatti reforça o quão importante são as Santas Casas para o atendimento médico-hospitalar de nossa população, principalmente às mais carentes e reforça que as Santas Casas são referência no atendimento SUS”, destaca.
Atualmente, são cerca de 400 unidades filantrópicas e quase 54 mil leitos, entre internação e UTI, distribuídos entre a capital e o interior paulista. As Santas Casas e hospitais filantrópicos são responsáveis por cerca de metade das internações, 50% dos procedimentos de média complexidade e por mais de 70% dos de alta complexidade na rede pública estadual.
Para aprimorar a assistência aos paulistas, a Fehosp seguirá a colaborar com o Estado, como há anos tem feito no setor da rede pública de saúde. "O governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Saúde Eleuses Paiva, aliás, reconheceram de imediato o importante papel das Santas Casas e hospitais filantrópicos na estrutura de atendimento público no Estado, e destacaram a prioridade de promover a sustentabilidade dessa rede", disse Rogatti. "Trabalharemos junto ao secretário e vou atuar especialmente com as Santas Casas e hospitais filantrópicos, para que possamos melhor atender a essas instituições", disse Rogatti.
"Hoje, a referência que temos em saúde são as Santas casas e hospitais filantrópicos. Por isso, a articulação com o governo federal é fundamental para mantermos a qualidade dos serviços prestados. O Estado agora tem que fazer o seu papel em conjunto com os demais poderes, para que se possa ter o custeio correto dos procedimentos SUS e a abertura de novos leitos, para que como resultado, possamos diminuir as filas eletivas", disse o governador Tarcísio de Freitas.
Gazeta de Piracicaba