SANTA CASA REFORMA PEDIATRIA E MATERNIDADE SUS
31/01/2023
A PMJ (Pediatria Menino Jesus) e a Maternidade MB da Santa Casa de Piracicaba, unidades que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde), foram reformadas para melhor acolher pacientes do sistema público de saúde de Piracicaba e outras 25 cidades da região que integram o DRS-10 (Departamento Regional de Saúde).
Finalizada recentemente, a pediatria teve reformados quatro quartos, quatro banheiros, área de expurgo, rouparia e área para depósito de material de limpeza, recebendo também troca de pisos no corredor e posto de enfermagem, instalação de gesso no teto e novas luminárias.
A PMJ, como a pediatria é chamada, é um setor que conta com 31 leitos destinados ao atendimento de pacientes com até 12 anos de idade. Conta com equipes multiprofissionais de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Fisioterapia e Psicologia e tem uma média de permanência de 3,26 dias por paciente. De janeiro de 2022 a novembro 2022 foram realizadas 1.344 internações clínicas e 296 internações cirúrgicas pelo SUS; 22,26% deles provenientes de outros municípios.
Maternidade
Na Maternidade MB foram realizadas a reforma de um quarto com quatro leitos e banheiro; troca de pisos do corredor; reforma do posto de enfermagem; instalação de gesso no teto e novas luminárias. Atualmente, a Maternidade conta com 33 leitos e é referência em Gestação de Alto Risco para a região com uma média de permanência de 2,35 dias. Em 2022, a unidade registrou a realização de 3.094 internações, das quais 1.562 foram partos, sendo 52,56% deles gestação de alto risco.
Os dois setores, que já tinham passado por reformas de alguns quartos com recursos de emendas parlamentares e da campanha “Adote um quarto SUS”, instituída em 2011 para que pessoas físicas e jurídicas pudessem fazer suas doações, agora estão reestruturados e prontos para receber pacientes e familiares com um grau ainda maior de humanização e acolhimento.
“Com a reforma desses dois setores, as unidades contam com uma estrutura capaz de atender todas as necessidades dos pacientes e otimizar a qualidade de trabalho de todos os profissionais, com vistas às melhorias no atendimento, proporcionando um ambiente mais humanizado também aos familiares, uma vez que adequação das instalações onde o paciente encontra-se internado, interfere positivamente em sua recuperação, promovendo ainda a satisfação de usuários e profissionais, qualificando a assistência como um todo”, enfatiza o provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão.
O valor total investido nas reformas foi de R$ 581.322,99 provenientes do governo do Estado de São Paulo.
“O Mais Santas Casas é imprescindível para que os hospitais filantrópicos possam oferecer, além de um atendimento com equipe altamente técnica, um espaço mais moderno e acolhedor ao paciente, a seus familiares e funcionários”, finaliza Pavão.
Gazeta de Piracicaba