Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

EDSON ROGATTI PARTICIPA DE AUDIÊNCIA COM O VICE-PRESIDENTE, GERALDO ALCKMIN, EM BRASÍLIA
09/02/2023

Durante passagem por Brasília (DF), o diretor-presidente da Fehosp e assessor técnico de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, Edson Rogatti, esteve em audiência, nessa quarta-feira (8), com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para pedir apoio em relação as demandas do setor filantrópico de saúde. Na ocasião, o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima, e o conselheiro administrativo, Fábio Blaya, participaram do encontro. 

A agenda do setor foi composta pelo pedido de intervenção ao novo governo para reverter o corte no pagamento de procedimentos de Média e Alta Complexidade (MAC) prestados por instituições hospitalares ao Sistema Único de Saúde (SUS), que foi decretado pelo governo anterior. Como resultado, já em novembro de 2022 os hospitais sentiram redução na receita.

Antes da mudança, as instituições eram remuneradas por um valor teto para uma quantidade específica de atendimentos contratados e extras prestados ao SUS. Com a implementação do corte, os hospitais passaram a ser remunerados apenas pelo teto contratado. Se essa medida se estender por mais tempo, pode agravar a situação financeira das Santas Casas e hospitais filantrópicos. À exemplo disso, a Santa Casa de Araçatuba já registrou R$ 1,4 milhão a menos em sua receita, conforme afirmou o provedor Petrônio Pereira.

Na ocasião, o diretor-presidente da Fehosp salientou o compromisso da Federação de encontrar soluções de financiamento dos serviços SUS, que atualmente é o principal desafio de toda rede filantrópica.

Em resposta ao pedido de intervenção, Geraldo Alckmin afirmou que irá analisar o cenário e os impactos gerados pelo corte. Na oportunidade, o assunto foi abordado por telefone com o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva.

Dentre outras demandas apresentadas no encontro, os dirigentes da Santa Casa de Araçatuba pediram o apoio do vice-presidente para o processo de transformação da instituição à condição de Hospital de Ensino, cuja solicitação encontra-se parada há mais de dois anos no Ministério da Educação. Foi ressaltado que a certificação ampliará as condições de ensino que são praticadas no hospital desde 2017 através de cursos de especialização de Residência Médica e Internato Médico, modalidade direcionada à acadêmicos de Medicina.

Ao fim da audiência, Geraldo Alckmin ressaltou a importância das Santas Casas e hospitais filantrópicos, principalmente, ao lembrar do período que governou o estado de São Paulo e o histórico de investimentos em estrutura e parques tecnológicos em prol de instituições de saúde que atendem ao SUS. E, afirmou que o seu compromisso, agora, no governo federal, será de dar apoio às políticas públicas que contribuam para zerar a fila de especialidades e exames, e reduzir a fila de cirurgias eletivas.

“Mais uma vez fomos muito bem recebidos pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Todas as pautas apresentadas na audiência foram anotadas, debatidas e compreendidas pelo vice-presidente.”, concluí Edson Rogatti.


Predicado Comunicação