Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

DESENCONTRO DE INFORMAÇÕES ENTRE SANTAS CASAS É RESOLVIDO NA CÂMARA
27/02/2023

Um conflito de informações causou apreensão na direção da Santa Casa de São Carlos, em vereadores daquela cidade e representantes da Prefeitura. O assunto chegou até a Câmara de Araraquara, na quinta-feira (23), quando representantes destes órgãos procuraram pelo vereador Edson Hel (Cidadania). Pacientes graves de Cardiologia de Araraquara foram encaminhados pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) para a Santa Casa de São Carlos nos últimos dias, conforme relatou o diretor técnico do hospital, Dr. Roberto Muniz. Ainda que eventualmente isso venha a ocorrer quando houver falta de vagas em qualquer dos hospitais de referência, a informação que causou apreensão é a de que isso continuaria a ocorrer pelos próximos 60 dias, por conta da quebra de um aparelho de hemodinâmica da Santa Casa de Araraquara, equipamento essencial no atendimento destes pacientes. Segundo o médico, a informação foi dada pela Diretoria Regional de Saúde-DRS3, com sede em Araraquara.

Preocupados com as condições de atendimento do hospital de São Carlos, que, segundo informaram, “mal dá conta de sua demanda e tem dificuldades até mesmo para a compra de contraste”, administrado no paciente para exame de hemodinâmica, quatro vereadores da cidade deixaram a sessão ordinária em andamento naquela cidade e se dirigiram até a Câmara de Araraquara, buscando a intermediação do vereador Edson Hel, para que ele fizesse contato com a secretária da Saúde, Eliana Honain, buscando o esclarecimento da situação. Lucão Fernandes (presidente da Comissão de Saúde da Câmara de São Carlos), Cidinha Aguiar do Oncológico (membro da comissão), Elton Carvalho e Professor Azuaite, além de representantes da Prefeitura, queriam entender o envio dos pacientes sem prévio aviso.

Problema já foi resolvido 

Segundo Eliana, de fato, na segunda-feira (20), o aparelho de hemodinâmica da Santa Casa quebrou e houve necessidade de encaminhamento de três pacientes para São Carlos, da mesma forma como anteriormente já havia ocorrido o envio de pacientes de São Carlos para Araraquara, durante uma crise com pacientes de outras especialidades. Porém, o aparelho já está consertado e o atendimento retomou sua normalidade em Araraquara. A secretária informou ainda que um novo aparelho foi adquirido e está sendo instalado no hospital, dando melhores condições para o atendimento dos pacientes que necessitem. Desfeito o desencontro de informações e resolvida a situação, o vereador Azuaite agradeceu a rápida atuação de Hel junto à secretária da Saúde.


Jornal de Araraquara