Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

EDSON ROGATTI PARTICIPA DE EVENTO COM MINISTRA DA SAÚDE, NÍSIA TRINDADE, COM FOCO NOS DESAFIOS DO SUS
10/03/2023

Nesta sexta-feira (10) aconteceu, na sede da Fiesp, o encontro com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, para o debate sobre os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e perspectivas para o complexo econômico e industrial da saúde, evento organizado pelo ConSaúde - Fiesp.

Na ocasião, o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, esteve ao lado da Ministra, vindo a reforçar a importância das entidades filantrópicas de saúde, que são grandes parceiras do SUS na promoção de uma saúde de qualidade à população.

As Santas Casas e hospitais filantrópicos também tiveram a representação da CMB, a partir do seu diretor-geral, Mário César Homsi Bernardes.

A liberação de recursos para o auxílio financeiro das entidades filantrópicas foi um ponto elencado por Edson Rogatti em conversa com a Ministra Nísia Trindade.

"Reforçamos o pedido ao ministério para que dê apoio à liberação do montante que falta ser pago às entidades filantrópicas, dos R$ 2 bilhões concedidos por meio da sanção presidencial em dezembro de 2022.”, disse Rogatti ao relembrar da Lei Complementar nº 197, que estabelece o envio emergencial de R$ 2 bilhões para o auxílio de serviços prestados pelas Santas Casas e hospitais filantrópicos – instituições responsáveis por 50% do atendimento de média complexidade do SUS (Sistema Único de Saúde) e 70% da alta complexidade.

“Solicitamos que o Governo Federal possa agilizar o repasse do montante correspondente à esfera devido urgência no recebimento do recurso.”, completou Rogatti.

Estratégias de desenvolvimento

Durante a apresentação da palestra na Fiesp, a Ministra Nísia Trindade pontuou estratégias para o avanço da saúde pública, agregando  inovação e ciência nesse campo de discussão. Além de todo o complexo de saúde que se apresenta através do SUS (Sistema Único de Saúde) e o acesso universal à população brasileira.

Aspectos que envolvem integração do Ministério da Saúde no âmbito SUS estão ligadas ao conjunto do setor produtivo e os serviços concedidos pelas entidades hospitalares por meio da atenção primária e atenção especializada.

A criação de nova secretária de informação e saúde digital, recomendação do grupo de transição, irá colaborar para a articulação de uma visão voltada para a tecnologia e transformação digital como meio de aumentar a democratização e acesso à Saúde.

Ana Haddad, professora e pesquisadora, Secretária de Saúde Digital, fez parte da mesa de debate do encontro e afirmou que foi proposto e aprovado a criação de um laboratório de inovação e saúde digital para que seja possível conhecer as inovações em andamento e agendas para o SUS.

Definir uma agenda para alcançar os objetivos e estabelecer etapas e interlocuções necessárias entre as áreas de governos e entidades, foi um ponto reforçado pela Ministra da Saúde.

A Ministra afirmou que a área de saúde é responsável por grande parte da produção científica e deve ser valorizada.

A inovação significa agregar valor e novos conhecimentos. E o ministério orienta isso para a qualidade no acesso e competitividade da produção do complexo industrial da saúde. "Devemos pensar em saúde como vetor de desenvolvimento", disse.

Outros pontos foram elencados durante o debate, como: Política tributária, setor industrial e produtivo ligado à saúde, atenção básica e ampliação das campanhas de vacinação, tecnologia da informação e conectividade. Além de regulação de preços de medicamentos e compromisso com o desenvolvimento local.

A mesa de debate contou com a participação de Ruy Baumer, vice-presidente da Fiesp; Carlos Gadelha, Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde; Ana Estela Haddad, Secretária de Informação e Saúde Digital - Seidigi; Giovanni Guido Cerri, Presidente dos Conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e de Inovação (InovaHC), do Hospital das Clínicas da FMUSP; Presidente do Instituto Coalizão Saúde (ICOS); Francisco Balestrin, Presidente do SINDHOSP; Franco Pallamolla, Presidente da ABIMO; Dr. Sérgio Yoshimasa Okane, Secretário Executivo da Secretaria Estadual de Saúde, representando o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Eleuses Paiva.


Predicado Comunicação