Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

TARCÍSIO PROMETE MAIS RECURSOS E PLANO DE GESTÃO PARA SAÚDE
14/03/2023

Contando com o apoio dos deputados estaduais, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) prometeu que irá elaborar planos de gestão eficientes para as Santas Casas do interior do Estado e encaminhar mais recursos. A declaração foi dada durante entrevista coletiva, antes do evento de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), realizado nesta sexta-feira (10), no Parque Tecnológico, em Rio Preto. Na ocasião, o chefe do Executivo paulista foi empossado como presidente de honra da instituição.

“A nossa ideia é criar recursos para a Saúde e nós vamos precisar do apoio da Assembleia Legislativa para aprovação de um projeto. Agora, não adianta apenas liberar recursos se não tiver uma gestão eficiente. Vamos verificar o plano de gestão que vai ser levado às Santas Casas para que as unidades voltem a atender e não fiquem apenas fazendo os serviços essenciais como estão fazendo neste momento”, disse Tarcísio.

Para o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, a prioridade será cobrar o atendimento prioritário para doentes de câncer. Segundo o médico, as contrapartidas das Santas Casas serão exigir a normalização das filas de espera até abril. “É inaceitável ter pacientes na fila de oncologia há seis ou sete meses para ser atendido. Fizemos a proposta de que nenhum paciente fique mais de 60 dias sem atendimento. Na sequência, vamos focar em cardiologia e, depois, em ortopedia”, disse Eleuses Paiva.

A situação da saúde é tratada como uma prioridade do governo e a principal preocupação, de acordo com o secretário, é com a reativação dos leitos que acabaram fechados durante o período de pandemia. “Nós fizemos um diagnóstico inicial e chegamos ao número sete mil leitos fechados, mas admito que pode chegar em dez mil”, afirmou.

Ainda de acordo com Eleuses Paiva, a proposta da pasta é aprimorar o sistema de regulação do Estado para criação de uma fila única. “O objetivo é diminuir os problemas de falta de atendimento. Para isso é necessário mudar a estrutura e esse será o foco. Pretendemos entregar uma fila única de regulação até o início do ano que vem para que nenhum paciente fique sem atendimento”.

 

 

Saiba mais: https://www.gazetaderiopreto.com.br/politica/noticia/2023/03/tarcisio-promete-mais-recursos-e-plano-de-gestao-para-saude.html


Gazeta de Rio Preto