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SANTA CASA DE ARAÇATUBA IMPLANTA SISTEMA DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO
14/03/2023

A Santa Casa de Araçatuba iniciou efetivamente nessa segunda-feira (13/3) a utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), ferramenta implantada no país em 2002 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para modernizar o trabalho das unidades de saúde e facilitar o acesso às informações do paciente.

Decorridos 21 anos, a geração do PEP que os vários setores do complexo hospitalar estão utilizando possibilita que essas informações sejam usadas para aprimorar a segurança do paciente, a otimização de processos e a gestão administrativa.

“Hoje, com a utilização da inteligência artificial, existem inúmeros programas e aplicativos que utilizam o PEP como base para aplicações, que vão desde a provável evolução do paciente aos cuidados específicos; também estimam o provável tempo de permanência do paciente e emitem alertas e caminhos de conduta a serem seguidos”, explica o administrador da Santa Casa de Araçatuba, Luiz Otávio Barbosa Vianna. 

A implantação do PEP no hospital é uma das etapas significativas do processo iniciado em setembro do ano passado para a migração do sistema MV2000 que a instituição utilizava há 17 anos, para o Soul MV, tecnologia de alto desempenho em gestão que através de uma única plataforma gerencia informações clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas, resultando em eficiência na gestão e no atendimento.

Os processos de implantação e treinamento dos colaboradores para utilização do sistema estão sendo realizados pela MV, que desenvolveu o sistema e a Solution, empresa responsável pela gestão e suporte de todo o sistema de tecnologia de informática da Santa Casa de Araçatuba. “Trata-se de uma versão moderna do sistema que já está sendo utilizada nos principais hospitais do Brasil”, define Carlos Primão, diretor da Solutions.

A inovação marca o primeiro ano de gestão da atual diretoria, que ao assumir em março de 2022 encontrou o processo de modernização do sistema contratado, mas sem efetivação. “Entendemos que a nova tecnologia seria importante para a gestão do nosso planejamento de melhoria dos atendimentos”, afirma o provedor Petrônio Pereira Lima.


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