Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Palestra voltada a médicos e alunos de medicina aborda doenças abdominais em criança
16/07/2015

Evento faz parte da grade curricular do 5º e 6º ano dos alunos de Medicina da UFSCar dentro do Internato da Santa Casa; debate é aberto aos profissionais de saúde

 
Dentro da grade curricular dos alunos do 5º e 6º anos do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) durante o Internato na Santa Casa de São Carlos ocorrem palestras de cunho científico. Nesta quinta-feira, 16, às 19h30, no Auditório do hospital – Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 573 - Vila Pureza – ocorrerá um novo debate que irá abordar doenças do “Abdômen Agudo na Infância”, pelo médico, cirurgião infantil e diretor clínico da Santa Casa, Walter König.
 
O evento, que tem o nome de Atividade Científica, é direcionado aos alunos de medicina da UFSCar, mas está aberto aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da cidade. A proposta é realizar uma mesa redonda, na qual as experiências do dia a dia no hospital possam reforçar o conhecimento e a aprendizagem.
 
De acordo com o supervisor Residência Médica em Pediatria da Santa Casa, André Luiz Giusti, está comprovado que uma atividade, na qual se privilegia a interação entre professor e aluno se atinge perto de 80% do aprendizado.

“No modelo tradicional, no qual o professor explana a matéria e o aluno basicamente observa, a estimativa é que apenas 20% do conteúdo é apreendido”, relatou.
 
König afirmou que irá mostrar as patologias mais frequentes que acontecem em crianças. Para os alunos, esse conteúdo é de vital importância, porque mesmo eles não se especializando em cirurgia infantil, poderão se confrontar com casos semelhantes durante os plantões em Pronto Socorro e nos atendimentos ambulatoriais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 
 
“A ideia e apresentar uma gama de informação para que os novos médicos possam distinguir sintomas e agir de forma mais precisa ao se deparar com os casos na rotina de um Pronto Socorro, por exemplo”, afirmou König.
 
O médico explicou ainda que o termo Abdômen Agudo é genérico, pois abrange inúmeras patologias como apendicite, traumas abdominais, lesões de intestino e rins, enfim, doenças recorrentes em crianças.
 
O cronograma das Atividades Científicas inclui no dia 23 de julho a palestra sobre “Novidades e controvérsias em vacinação”, no dia 30 “Cardiopatias Congênitas” e em 13 de agosto “Imunodeficiência na infância” Todas no mesmo horário e local.


INTERNATO
 
A Santa Casa e a UFSCar assinaram em fevereiro de 2015, convênio para que o hospital assuma inteiramente o Internato Médico dos alunos do 5º e 6º anos do curso de Medicina, nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Clinica Cirúrgica, Clínica Médica e Pediatria.
 
O Internato Médico recebe cerca de 80 alunos da UFSCar, que terão orientações de aproximadamente 30 médicos preceptores, que atuam como professor. A Santa Casa já instalou quatro salas de aulas equipadas com projetor, computador e câmeras ligadas ao centro cirúrgico para vídeo-aulas.
 
RESIDÊNCIA
 
A Santa Casa inaugurou em março de 2015 o primeiro ano do programa de Residência Médica, que o hospital. Sete residentes nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria e Ortopedia acabam de completar os primeiros seis meses como residentes.

*Informações Santa Casa de São Carlos