PREFEITO DE BURITAMA REFORÇA PEDIDO DE 'SOCORRO' ÀS SANTAS CASAS AO GOVERNADOR
20/03/2023
O prefeito de Buritama, Rodrigo Zacarias dos Santos (Republicanos), aproveitou a visita à cidade nesta sexta-feira (17) do governador Tarcísio de Freitas, do mesmo partido, para chamar a atenção da situação das Santas Casas.
Ele argumentou que por ser uma cidade turística, Buritama tem aumento no fluxo de pessoas em temporadas e período de férias, em função da grande quantidade de ranchos à beira dos rios Tietê e Santa Bárbara, e consequentemente cresce a demanda por atendimento de saúde.
O prefeito explicou que hoje o munícipio conta com 5 mil ranchos à beira dos rios e um investidor adquiriu uma área para construir mais 1,5 mil, o que deve aumentar ainda mais a procura por esses serviços.
“Isso nos deixa muito felizes, porém também nos dá uma responsabilidade muito grande com relação às nossas Santas Casas, porque a nossa população dobra frequentemente aos finais de semana e também nas épocas de festividades, e isso nos deixa muito preocupados”, disse.
Falta recursos
Ele argumentou que as Santas Casas são um dos poucos serviços que têm prejuízo com o aumento da demanda. “A maior parte dos negócios, quando você mais atende, quando você mais vende, geralmente dá lucro. Agora a Santa Casa não, quando a tabela SUS (Sistema Único de Saúde) ela é deficitária, nós temos que aportar (recursos), a Prefeitura tem que aportar", explicou.
Dessa forma, segundo o prefeito de Buritama, fica insustentável manter uma saúde eficiente. Por isso, ele pediu que o governador se sensibilize com essa causa, citando que esse pedido já foi feito pelo prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), na visita feita por Tarcísio no início do ano à cidade.
Ele também pediu providências para melhorias na Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) do Estado, argumentando que os municípios muitas vezes se deparam com tentativas de burlar o sistema.
Ele citou inclusive a Operação Raio-X, da Polícia Civil de Araçatuba, que resultou na condenação de várias pessoas acusadas de desvio de dinheiro da área da Saúde. “Então governador, por favor, o senhor já mostrou que está disposto a fazer diferente, está disposto a melhorar, conversando com o pessoal da Alesp, com os nossos deputados” , disse.
Recuperação
Em entrevista coletiva, Tarcísio de Freitas confirmou que o Estado deve fazer uma recuperação financeira das Santas Casas, criando esse espaço orçamentário em um movimento junto com a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), que ainda será detalhado.
Porém, ele argumentou que isso não adiantará se não melhorar a gestão. “A gente precisa verificar o que nós podemos fazer para melhorar a gestão e aí várias questões, várias medidas também estão sendo pensadas, em termos de garantias, de indicadores de desempenho, de produtividade, de performance. Então é nessa linha que nós vamos trabalhar, melhorando a gestão num braço e fazendo o suporte financeiro no outro”, declarou.
Segundo o governador, independentemente dessas ações que estão sendo planejadas, o Estado deve aportar imediatamente, quase que R$ 500 milhões de socorro às Santas Casas e outras instituições filantrópicas que passam por dificuldades. “Nós temos de fato um problema crônico de subfinanciamento e o governo vai entrar forte para intervir”, afirmou.
Hojemais Araçatuba