Está tudo mais fácil com a captação de recursos
21/07/2015
Da organização ao planejamento. É dessa forma que se estrutura na Associação Beneficente Hospital Nossa Senhora da Piedade, de Lençóis Paulista, o setor de captação de recursos. Antes do projeto Fehosp/IDIS, o departamento não existia.
Tatiana Sayuri Nishime é a responsável pela Captação de Recursos e Marketing do Hospital. Veja o que ela disse:
IDIS: Vocês já participaram das Oficinas e do coaching? O que acharam?
HNSP: Já participamos das oficinas e do coaching. Foi muito bom e de grande importância para o desenvolvimento do setor de Captação de Recursos do Hospital.
IDIS: Como vocês avaliam a captação de recursos do hospital antes e depois do curso?
HNSP: Como não existia o setor, a captação de recursos era desorganizada, sem objetivos. Com a criação do setor ficou mais fácil: doações centralizadas em uma só pessoa, no caso eu. Em pouco tempo de Captação de Recursos, com um só projeto de outubro de 2014 até fevereiro de 2015, conseguimos quase 50 mil reais (Projeto Empresa Amiga do HNSP).
IDIS: O que aprenderam e vão colocar em prática?
HNSP: Aprendemos muito, começando pela organização e planejamento de tudo. Mesmo antes de participar da oficina já estavam em prática alguns projetos, que foram aperfeiçoados.
IDIS: Quais os projetos? Em que fase estão?
HNSP: Projetos em andamento: Projeto Empresa Amiga (empresas da cidade colaboram durante um ano com o hospital e em trocas fazemos o marketing social da empresa), Projeto de doação pela conta de água (Projeto SAAE), no qual a população toda de Lençóis ajuda pela conta de água, uma parceria com a empresa de Saneamento e esgoto de Lençóis. Também estamos realizando uma gincana entre os colaboradores para conseguir mais doadores entre a população.
IDIS: Foram feitas ações com a comunidade? Quais foram e como você considera o resultado?
HNSP: Estão sendo feitas ações com a comunidade, por meio da campanha de doação pela conta de água e Nota Fiscal Paulista. Estamos divulgando de todas as formas: jornais, rádios, gincana do hospital, SAAE entregando as adesões junto com a conta de água, participando das doações de sangue onde conseguimos apresentar o projeto. No dia da doação eu vou e converso com todas as pessoas que passam por lá, acompanhantes e pacientes, falo sobre o projeto e as necessidades do hospital, que é o único da cidade, tudo muito claro e simples, e então ofereço a adesão do SAAE, a contribuição pela conta de água.
IDIS: Qual a média de atendimento mensal? É o principal da região?
HNSP: Média de atendimentos total geral (todas as áreas) é de mais ou menos 3.500 atendimentos mensais. É um hospital de média complexidade, o único da cidade e atende a região, sim.
*Informações Fehosp
*Informações Fehosp