Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

FEHOSP ACOMPANHA DEBATE ENTRE CMB EM CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SOBRE A SUSTENTABILIDADE DOS FILANTRÓPICOS
17/05/2023

Nessa terça-feira (16), Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, compareceu a uma reunião com representantes da Caixa Econômica Federal, incluindo a presidente Maria Rita Serrano, o vice-presidente de negócios de atacado Ronny Peterson, e o superintendente nacional Marcelo Brettas. O encontro foi articulado por Mirocles Véras, presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), e contou, ainda, com a participação do prefeito de Araraquara, Edinho Silva, do provedor e o administrador da Santa Casa de Araçatuba, Petronio Pereira Lima e Fábio Blaya. Na ocasião, foi discutida a realidade e a difícil situação enfrentada pelas entidades filantrópicas de saúde.

Durante a reunião, representantes da Caixa reconheceram que o atual cenário não permite a reestruturação das dívidas ou a realização de novos contratos, devido às altas taxas de juros praticadas no país. “No entanto, eles se comprometem, nos próximos dias, a buscar soluções que possam minimizar essa fase de dificuldade das instituições, enquanto trabalhamos em conjunto com o governo na elaboração de políticas, projetos de lei ou outras ações que permitam uma negociação efetiva.”, disse Mirocles Véras, presidente da CMB.

Em resposta às solicitações de apoio ao setor, a Caixa Econômica Federal prometeu dedicar esforços e recursos para desenvolver um caminho que possa contribuir para amenizar o quadro de endividamento dos hospitais filantrópicos no Brasil. “Saímos dessa reunião cientes de que a Caixa compreende a necessidade de fornecer um alívio e acreditamos que nos próximos 30 ou 40 dias poderemos apresentar uma proposta interessante.", afirmou Véras.

Em conversa com Geraldo Alckmin, Vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Rogatti reiterou sobre a necessidade de medidas que deem folego aos hospitais filantrópicos. E com ações também a serem tramitadas através de Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, o setor aguarda por respostas positivas. “Temos certeza de que acontecerá muitas coisas boas nos próximos dias em benefício das Santas Casas.”, completou Edson Rogatti. 


Predicado Comunicação