Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

X Congresso Nacional de Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde
22/07/2015

Saúde Suplementar em foco: começa o Congresso da Rede Saúde Filantrópica
 

Começa nesta quarta-feira (22) o X Congresso Nacional de Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde, no hotel Mendes Plaza, em Santos – SP. Mais de 200 congressistas vão debater o tema central “Criando e Gerenciando com Sustentabilidade”, junto a especialistas e autoridades. Para o coordenador do evento, Julcemar Ragnini, o congresso é uma oportunidade para trocar experiências, aumentar o conhecimento e fortalecer os atores que trabalham com a Saúde Suplementar. Para ele, o Setor ainda representa uma alternativa à crise do SUS.
 
Segundo Julcemar Ragnini, para os hospitais, trabalhar com a Saúde Suplementar, quer por meio de convênios com outros planos, quer pela abertura de um plano próprio é uma forma de se melhorar a receita, tendo em vista que os planos de saúde chegam a pagar até três vezes mais do que o SUS. “Além disso, ao ter uma operadora própria, a entidade tem mais força de negociação com outros convênios, já que se torna menos dependente deles”, disse.
 
Por meio de uma boa gestão, Julcemar defende que é possível criar uma operadora de plano de saúde, atendendo às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com sucesso. Para muitos hospitais, esta ainda é uma opção viável e que ajuda na questão das receitas. Em Santa Catarina, por exemplo, entidades representativas de hospitais estão estudando a possibilidade de abrir, em conjunto, uma operadora própria, com o objetivo de vencer o déficit trazido pelo SUS.
 
X Congresso da Rede
 
A Secretaria do Congresso começará a atender os participantes a partir de 12h, na entrada do auditório Diamante, com a entrega de crachás e material. Novas inscrições também podem ser realizadas na Secretaria.
 
Uma equipe técnica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai tirar dúvidas sobre TISS, Ressarcimento, DIOPS e SIB durante todo o evento. Mais informações na Secretaria do Congresso.
 
A partir das 14h, terá início o primeiro painel - “Melhorando a gestão em operadoras e hospitais”, com a participação dos representantes dos Grupos São Francisco e São Cristóvão.
Na programação científica ainda serão debatidos os temas “Operadoras juridicamente independentes do hospital. Sim ou Não?”; “O presente e Futuro na Saúde Suplementar”; “Incentivando a abertura de novas operadoras”; “Criando alternativas de receitas”; e “Economia e Longevidade”.
 
Às 19h30 será realizada a cerimônia oficial de abertura do Congresso, com a participação do presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB); o secretário-adjunto de Saúde do Estado de São Paulo, Wilson Pollara; e o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), José Carlos Abrahão.

*Informações CMB