Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa realiza campanha do Bota Fora
22/07/2015

Campanha envolveu setores de todo o Hospital, além do plano Santa Saúde e AME Itapeva
 

Para comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente, que aconteceu no início de junho, a Santa Casa, em conjunto com o plano Santa Saúde e AME Itapeva, lançou a campanha interna do “Bota Fora”, que se estendeu até meados de julho. Coordenada pela equipe de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRSS), a iniciativa tem como objetivo principal retirar dos setores todos os materiais que não estão sendo utilizados, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e organizado.
 
“Observamos que alguns dos materiais descartados poderiam servir para outros setores e fizemos essa readequação. Outros produtos foram encaminhados para a reciclagem”, explica a coordenadora do Programa, Gesele Antunes Prado Camargo.
 
A campanha contou com participação importante de diversos setores do hospital, totalizando 1.154,90 kg de materiais. Paralelo ao “Bota Fora” ocorreu também a campanha da “Logística Reversa”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itapeva, que também arrecadou na Santa Casa e AME 190 quilos de equipamentos eletrônicos, 27,5 quilos de pilhas e os encaminhou para o “Eco Ponto” da cidade.
 
A Santa Casa de Itapeva de Itapeva realiza a campanha do Bota Fora anualmente.
 
O QUE É O PGRSS?   
 
O PGRSS é um conjunto de procedimentos de gestão que visam o correto gerenciamento dos resíduos produzidos nos estabelecimentos de saúde. 
 
Esses procedimentos devem ser, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. 
 
O PGRSS é um plano para gerenciar os resíduos provenientes dos serviços de saúde, seguindo, rigorosamente as legislações ANVISA RDC 306 e CONAMA 358.

*Informações Santa Casa de Itapeva