117 ANOS DA SANTA CASA DE JAHU: UM NOVO ANO COM AINDA MAIS DESAFIOS
29/05/2023
Em 1893, o Capitão Alberto Gomes Barbosa realizava em sua casa uma importante reunião, onde foi discutida a criação de uma casa de caridade em Jaú. Liderados pelo padre Antônio Pires Guerreiro, todos os envolvidos decidiram pela construção do hospital, sendo o terreno doado pela senhora Fabiana Pereira de Jesus.
Com o primeiro Provedor, o médico Augusto De Souza Marques, era criada a “Irmandade de Misericórdia de Jahu”, se tornando a maior obra filantrópica da cidade. No dia 27 de maio de 1906 o hospital Santa Casa de Jahu já estava instalado e funcionando.
Hoje, a Santa Casa atende Jahu e mais 11 cidades da região, com uma população estimada em 360 mil pessoas. O hospital é referência para casos de média e alta complexidade em Neurocirurgia e Ortopedia, Gestação de alto risco e está de portas abertas, 24 horas por dia, cuidando da saúde população através do Pronto-Socorro Adulto e Infantil.
Apenas em leitos de UTI, destinadas ao tratamento de pacientes em estado grave de saúde, a Santa Casa oferece mais de 50 leitos, entre Adulto e Infantil. Parceira do SUS, aproximadamente 90% dos atendimentos totais da instituição são feitos pelo sistema público, de forma gratuita.
A Santa Casa de Jahu chega aos 117 anos com grandes desafios mas uma determinação ainda maior, sob os cuidados do Provedor Alcides Bernardi Junior e sua Mesa Diretora, o hospital está passando por um processo de reforma e ampliação do Pronto-Socorro adulto e infantil, que passará dos atuais 891m² para mais de 1.600m², incluindo a ampliação predial e coberturas, além das diversas melhorias e modernizações que constantemente são feitas de forma contínua.
Números
Em 2022, a Santa Casa realizou mais de 315 mil atendimentos gratuitos, através do SUS. O hospital conta com um quadro de mais de 1.300 funcionários e um Corpo Clínico composto por 268 médicos.
ASCOM SANTA CASA DE JAHU