Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Indicadores Fehosp debate ações de planejamento na administração hospitalar, tratamento de dados e custos
02/06/2023

Nesta quinta-feira (01), o debate sobre Indicadores Fehosp foi guiado por Elissandra Mota, assistente do departamento técnico, e teve como principal objetivo compartilhar boas práticas para ações de planejamento na administração hospitalar, tratamento de dados e custos. A mesa contou com a participação de André Luiz de Almeida, cientista de dados da Numb3rs; Maria Beatriz Nunes, gerente técnica da Planisa; Alessandra Zanovelli, gestora do convênio de assistência ao SUS na Santa Casa de Votuporanga e Otávio Spadoto, coordenador financeiro da Santa Casa de Marília. 

Dando início ao assunto, Maria Beatriz retratou em sua fala a importância das informações, indicadores e tecnologias na gestão estratégica de custos. Ela também destacou que é importante que o setor de gestão analise todas as vertentes e comece a reduzir os custos para que esse valor seja revertido em serviços de qualidade com uma boa assistência, visando sempre melhoria no atendimento ao paciente.   

Otavio Spadoto, por sua vez, contou como funcionam alguns processos de gestão na Santa Casa de Marília. A entidade é referência para 62 municípios no atendimento de alta complexidade em ortopedia, cirurgia cardíaca, neurocirurgia, oncologia e terapia renal substitutiva. Ele também ressaltou a importância de rever os custos de forma analítica e direcioná-los para o local correto.

André Almeida ressaltou a captura dados do DATASUS, transformando-os em indicadores gerenciais estratégicos que ajudam na tomada de decisões  eficientes e eficazes. 

Alessandra Zanovelli, gestora do convênio de assistência ao SUS na Santa Casa de Votuporanga, pontuou os objetivos, visão e valores da instituição. O objetivo é manter a excelência na gestão de qualidade, segurança, sustentabilidade, ensino e pesquisa. 

E por fim, os participantes reforçaram a necessidade do trabalho em equipe e união dos departamentos para alcançar  equilíbrio de custo e receita, para se obter bons resultados no gerenciamento das entidades.