SANTA CASA DE JAHU CAPTA ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE COM AUXÍLIO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
04/07/2023
Em meio a dor da despedida de um ente querido, um gesto de empatia e amor se transforma em esperança para outras famílias. A Santa Casa de Jahu realizou mais uma captação de múltiplos órgãos do através da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante). A família do doador foi entrevistada e consentiu com a doação dos órgãos após a realização de vários exames, resultando em protocolo de morte encefálica do doador. A doação resultou na captação de coração, rins, fígado e córneas, ajudando a tirar várias pessoas das filas de transplante.
A operação contou com auxíio da Força Aérea Brasileira (FAB) que fez o translado da equipe médica do Incor (Instituto do Coração) entre o aeroporto de Campo de Marte (zona norte da capital paulista) até o aeródromo da Fazenda Morro Vermelho, em Jaú. A Polícia Militar de São Paulo fez a escolta da equipe até a Santa Casa de Jahu e, em São Paulo, utilizou seu helicóptero Águia para levar o coração doado até o Incor onde já o aguardavam para início do transplante em uma paciente com arritmia grave.
Além do coração, captado pela equipe do Incor formada pelos profissionais Dr. Ronaldo Honorato, Dra. Maribel Flores e Carlos Imberg, os demais órgãos captados foram direcionados da seguinte forma:
- Fígado para a Santa Casa de São José dos Campos, captado em Jahu pela equipe da Santa Casa de Marília, composta pelo Dr. Francisco Sergi;
- Rins e Córneas para o Hospital da Unesp de Botucatu, captado pela equipe da CIHDOTT da Santa Casa de Jahu, liderada pelo Dr. Octaviano Felício.
Desde o credenciamento da Santa Casa de Jahu no Sistema Nacional de Transplantes para captação de órgãos e tecidos em 2007, o hospital já realizou mais de 840 procedimentos.
A CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante), especializada em procedimentos de captação de múltiplos órgãos, é composta por equipe de multiprofissionais que organiza, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitam o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.
Para ser doador, no Brasil, não é necessário deixar nada por escrito ou em documentos, basta conversar com sua família sobre o desejo de ser doador. A doação de órgãos só acontecerá após a autorização da família. A Santa Casa de Jahu mantém 24 horas uma equipe para que seja feita a captação de órgãos.
ASCOM SANTA CASA DE JAHU