Santa Casa de Fernandópolis participa de treinamento sobre feridas
24/07/2015
Cerca de 15 colaboradores do Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópolis se uniram a profissionais da região para discutir sobre o tratamento e os cuidados sobre infecções no tratamento de feridas. O curso foi organizado e promovido pelo Grupo de Curativos da Santa Casa de Votuporanga.
Ministrado pelo enfermeiro estomaterapeuta Vinicius Agatão, o treinamento possibilitou o debate sobre o impacto, diferenciação e formas de tratamento, com enfoque no impacto que as infecções podem causar nas feridas.
“Cursos como esse são importantes para a atualização de nossos profissionais, sejam médicos ou de outras áreas assistenciais, visto que diariamente cuidamos de pacientes que apresentam algum tipo de ferida. Preocupada com a melhoria no atendimento, a Santa Casa de Fernandópolis sempre tem nos incentivado a participar de treinamentos e debates”, explicou o médico infectologista Mauricio Favaleça.
Para a organizadora de evento, a enfermeira Clarissa Albuquerque Vaz Nunes, da Santa Casa de Votuporanga, a interação entre os profissionais das duas Santas Casas foi uma grande oportunidade de troca de experiências. “Foi um prazer recebê-los em Votuporanga. Sempre é válido compartilhar conhecimentos”, frisou a enfermeira.
FERIDAS
As feridas são lesões que afetam a integridade da pele, classificando-se como agudas (quando causadas por fatores externos ao organismo humano, como as lesões acidentais ou produzidas por incisão cirúrgica) ou crônicas (produzidas por fatores internos, como doenças vasculares e metabólicas, infecções e neoplasias).
*Informações Santa Casa de Fernandópolis