CONEXÃO FEHOSP DEBATE SOBRE PRONON E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS
27/07/2023
Na tarde desta quarta-feira (26), foi realizado mais um CONEXÃO FEHOSP, desta vez para compartilhar informações sobre como entidades habilitadas no PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) podem apresentar projetos para os eixos de assistência, capacitação e pesquisa. O debate foi mediado por Tiago Farina Matos, coordenador do Comitê de Oncologia da Fehosp, e Fernando Maia, coordenador geral da Política de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde, explicando os critérios que serão utilizados para avaliar os projetos.
Inicialmente, Maia apresentou o conceito e a importância da ação, que visa fortalecer a política de saúde voltada para pessoas com câncer: a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), cuja finalidade é captar e canalizar recursos para a prevenção da doença.
O projeto deve conter informações essenciais, como a identificação da instituição e comprovante de qualificação, além de uma descrição detalhada das ações e serviços a serem executados no âmbito do programa correspondente. É necessário demonstrar a compatibilidade dessas atividades propostas com as áreas de atuação prioritárias definidas pelo Ministério da Saúde. Para isso, é fundamental apresentar uma descrição clara da estrutura física, bem como dos recursos materiais e humanos que serão utilizados no projeto. Outro aspecto importante é a estimativa dos recursos financeiros necessários para o início e término da execução do projeto.
O CONEXÃO FEHOSP contou com a participação de médicos e representantes de Santas Casas e hospitais filantrópicos. O debate está disponível no YouTube da Federação: https://www.youtube.com/watch?v=muZxcgTJW8s
Predicado Comunicação