Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

OBRA DA UNIDADE DE RADIOTERAPIA DA SANTA CASA DE MARÍLIA CHEGA A 65% DE EXECUÇÃO
01/08/2023

As obras para implantação da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília atingiram 65% de execução. Em nova visita do Ministério da Saúde, representantes da Incorplan – construtora responsável técnica pelas obras – e da Concremat – que faz a fiscalização das obras – informaram sobre o andamento dos trabalhos, já em fase de acabamentos.

No momento, estão sendo realizados os procedimentos de amassamento, instalação de tubulações enterradas, instalações de piso de porcelanato e de piso intertravado, além do revestimento metálico do prédio.

A nova unidade que está sendo construída para atender pacientes em tratamento de câncer está sendo instalada em área total de 2.151,70 m² e área construída de 804,94 m², ao lado do Complexo Ambulatorial Bento de Abreu Sampaio Vidal e com a fachada defronte à rua 21 de Abril.

A Santa Casa de Marília foi incluída no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia em 2018, e com o empenho da direção do hospital, ainda sob comando do antigo provedor Milton Tédde.

Contando com o apoio de parlamentares, o Ministério da Saúde autorizou o início das obras no início do ano passado. 

O andamento das obras segue em ritmo satisfatório, de acordo com os técnicos do Ministério da Saúde. Iniciadas em 29 de agosto de 2022, as obras da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília têm previsão para serem concluídas até o final deste ano. 

A Varian vai fornecer o equipamento acelerador linear para a realização das sessões de radioterapia, que atenderão uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes em 62 municípios do Departamento Regional da Saúde de Marília (DRS-9). 

Atendimento integral ao paciente

Com o novo serviço, o Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília, com mais de 20 anos de tradição, vai passar a realizar um atendimento integral ao paciente no tratamento do câncer, em âmbito regional. 

A expectativa é que pelo menos 1 mil pacientes sejam atendidos anualmente na nova unidade.

Atualmente, já são realizadas 18 mil consultas, 9 mil sessões de quimioterapia, 400 cirurgias e 700 internações por ano, somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na unidade de tratamento de câncer da Santa Casa de Marília, o que consolida o hospital como o maior prestador de serviços públicos na área oncológica da região.

 


Marilia Noticias