Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE PINDA COMEMORA 160 ANOS E ENTREGA MODERNO CENTRO CIRÚRGICO
08/08/2023

Da Redação, com prefeitura de Pindamonhangaba

A Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba está comemorando nesta semana de agosto, 160 anos de fundação e entregará para a população um novo e moderno Centro Cirúrgico, com investimentos que se aproximam de R$ 1,5 milhão.

A modernização e inovação das salas do Centro Cirúrgico marca um novo momento na história da instituição e tem como principal objetivo o aprimoramento dos procedimentos cirúrgicos com mais qualidade, segurança e eficácia desde a entrada até a alta hospitalar.

Atualmente, a Santa Casa realiza de 400 a 450 procedimentos cirúrgicos por mês, com maior número na área obstétrica e ginecológica, ortopédica, plástica e cirurgias gerais. Com os investimentos realizados, a entidade passa a contar com o painel Cirurgia Segura, com adoção dos protocolos do quadro indicador de cirurgia segura, onde é colocado todos os indicadores do paciente, conforme preconiza os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Esse é um sonho de todos nós profissionais da Santa Casa, pois agora com esse painel iremos agir de forma ainda mais segura, com checagens de barreiras de segurança trazendo maior motivação para todos os profissionais médicos e de enfermagem”, afirmou a diretora Assistencial da entidade, Vanessa Bueno.

Equipamentos adquiridos e melhorias realizadas – Para marcar a implantação do novo Centro Cirúrgico, a Santa Casa realizou a aquisição de diversos equipamentos e instrumentais, todos importados, sendo a maioria de fabricação alemã, configurando o novo espaço cirúrgico como um dos mais modernos da região, comparado a de grandes hospitais particulares.

Com os investimentos inovadores, a Santa Casa adquiriu: mesas cirúrgicas automatizadas, elétricas e hidráulicas (inclusive para cirurgias bariátricas e ortopédicas); focos cirúrgicos com iluminação em LED; estativa articulada – estação de trabalho 180°; arco em C digital, imagem 4K – equipamento para raio-x exclusivo para centro cirúrgico; modernos instrumentais cirúrgicos de diversas especialidades; novas óticas para vídeo cirurgia; 4 novos carrinhos de anestesia; monitores multiparâmetros com capnografia; moderno aparelho para cirurgia de catarata.

Além dessas aquisições o espaço do novo Centro Cirúrgico recebeu troca de piso, novo sistema de iluminação, pintura, informatização de todas as salas com ERP e TASY, trazendo maior inovação na gestão hospitalar.
Para celebrar esse novo momento, a instituição realizará no seu auditório, no próximo sábado dia 12 de agosto, um evento comemorativo ao aniversário da instituição e de inauguração do novo Centro Cirúrgico com a presença do provedor da instituição Décio Prates da Fonseca, prefeito Dr. Isael Domingues, diretores e funcionários da Santa Casa e outras autoridades.

“Todo esse investimento foi realizado com muito esforço da nossa Mesa Administrativa e é o resultado de um trabalho sério, de uma equipe profissional para priorizar cada vez mais a segurança e qualidade nos procedimentos que realizamos com nossos pacientes”, ressaltou o Provedor Décio Prates da Fonseca.
Para o Prefeito Dr. Isael Domingues a inovação anunciada pela Santa Casa é importante para uma melhor assistência médica da nossa população. “O atendimento SUS é a maior parte do atendimento da Santa Casa e isso mostra a importância de um trabalho sério e o quanto a entidade está comprometida com a qualidade. Esses instrumentais e equipamentos são de alto padrão e queremos parabenizar a entidade por esse investimento”.

Conheça um pouco da história da Santa Casa – Fundada em 6 de agosto de 1863, com o legado de 20 contos de réis deixado em testamento pelo Barão de Pindamonhangaba, Cel. Manoel Marcondes de Oliveira e Mello, a Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba é hoje um orgulho para a cidade e um exemplo de administração hospitalar.

Sua primeira sede foi na atual Rua Gregório Costa, num casarão que se encontrava onde hoje passa a linha férrea, ao lado da atual padaria Di Pane e o seu primeiro Provedor foi o Cap. António Salgado Silva, Visconde de Palmeira.

Com a desapropriação do imóvel em 1.876, para construção da Estrada de Ferro a entidade transferiu-se para um casarão próximo à esquina da Ladeira Barão de Pindamonhangaba. Em 1922, com o provedor Dino Bueno foi lançada a pedra fundamental para construção de um prédio nas atuais instalações, localizadas na rua Frederico Machado. Na década de 40 a Santa Casa realizou ampliações em suas instalações com a nova maternidade e na década de 70 a construção do novo prédio uniu a nova ala com o prédio antigo.

Atualmente a entidade conta com serviços completos com Pronto Atendimento, Clínicas Médicas, Auditório, Pediatria, Unidades de Terapia Intensiva – UTI – Neonatal e UTI – Adulto, moderno Serviço de Hemodiálise, mantendo na sua parte central, a tradicional Capela de Santa Izabel, além de toda parte administrativa como Almoxarifado, Farmácia, Refeitório, Lavanderia entre outros.