Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

MINISTÉRIO DA SAÚDE NÃO TEM DADOS SOBRE MEDICAMENTOS NO SUS
10/08/2023

O Ministério da Saúde está compilando os dados sobre administração de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e, hoje, não tem acesso a quantos remédios foram administrados nos últimos anos nas farmácias que atendem postos de saúde do setor público.

Por meio da Lei de Acesso à Informação, o órgão respondeu que a Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde está passando por manutenção para implementar um registro unificado.

“Após a conclusão dessa etapa de manutenção e revisão de arquitetura, iniciada neste mês de junho, e que também envolve atividades para qualificação da entrada de dados na base nacional junto a municípios e estados, serão definidas de forma tripartite as diferentes formas de publicização dos dados priorizando o atendimento do padrão de dados abertos e das legislações vigentes para acesso pelo cidadão e por toda da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa”, disse a Saúde.

Na semana passada, a coluna mostrou que prefeituras do estado inflaram os dados reportados ao SUS, aumentando o teto que podem receber de emendas, mas nem sempre os números correspondem à realidade do sistema de saúde local. Em alguns casos, foi registrado um aumento significativo na administração de medicamentos nas farmácias.

Nesta semana, o Senado aprovou um projeto de lei que obriga as farmácias que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) a divulgar os estoques dos medicamentos de forma quinzenal. O texto já tinha sido aprovado na Câmara dos Deputados e depende agora de sanção presidencial.

 

Saiba mais em: https://www.metropoles.com/colunas/guilherme-amado/ministerio-da-saude-nao-tem-dados-sobre-medicamentos-no-sus


Metrópoles