Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

ATENDIMENTO AVC DA SANTA CASA É CERTIFICADO PELO ANGELS
10/08/2023

O Serviço de AVC da Santa Casa de Piracicaba foi recentemente certificado com o selo Gold Status do Programa Angels, consolidando a referência regional da Instituição na assistência ao paciente com acidente vascular cerebral.

A honraria foi entregue pelo provedor Alexandre Valvano Neto, na manhã desta quarta-feira, 09, ao neurologista Theo Germano Perecin (CRM 60297), coordenador do programa no Hospital. “Esta é uma conquista que eu tenho a honra de receber e entregar às equipes envolvidas na assistência”, disse o provedor.  

O evento foi prestigiado por funcionários, médicos e gestores representantes dos diversos setores participantes do Programa; membros da mesa administrativa; diretorias clínica e técnica; plano Santa Casa Saúde Piracicaba; SAMU; Universidade Anhembi Morumbi e Prefeitura Municipal. “O Programa é desenvolvido pela Boehringer Ingelheim a nível internacional e busca qualificar os centros de AVC já existentes e auxiliar na implementação de novos centros em todo o mundo”, disse Theo Germano.  

Ele conta que o Angels visa melhorar o atendimento a pacientes com AVC, fornecendo treinamento e capacitação com base em protocolos internacionais para os profissionais envolvidos na assistência. “A iniciativa conta com o apoio da Organização Mundial de AVC e da Organização Ibero-americana de Doenças Cerebrovasculares e reúne mais de 150 hospitais participantes no Brasil e mais de 2.800 hospitais em todo o mundo”, disse. 

Segundo ele, na prática, a aplicação do protocolo exige a atuação conjunta das equipes de neurologia, neurocirurgia, médicos intensivistas e radiologistas, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rural. 

“Trabalhamos em conjunto para que o paciente seja atendido em até quatro horas e meia após o AVC, quando ele ainda pode receber o trombolítico, medicamento capaz de dissolver o coágulo que obstrui a artéria, evitando sequelas graves”, disse Theo Germano, lembrando que o Hospital é  referência em assistência ao AVC para os 26 municípios da Regional de Saúde.

Em complemento, o diretor técnico André Gervatoski (CRM 88074), afirmou que, desde o início deste processo, em 2011, quando as equipes do Hospital foram treinadas e habilitadas para aplicar o protocolo, a Santa Casa deixou de observar o paciente com AVC para assisti-lo em suas necessidades. “Trata-se de um grande movimento em grupo em que os profissionais dominam o conhecimento técnico para conclusão de um ciclo assistencial que tem se mostrado benéfico ao município e à sociedade. Estamos orgulhosos do trabalho que a Santa Casa tem desempenhado nesta área”, disse.

O superintendente do Santa Casa Saúde Piracicaba, Ruy Nogueira (CRM 39044), concedeu nova dimensão à certificação ao lembrar que, além do paciente SUS, o protocolo concede mais segurança também aos beneficiários do Plano. “Todos se beneficiam desta estrutura”, disse.

Segundo o responsável técnico do SAMU, Thiago Bertollo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência trabalha para que o médico consiga identificar prontamente a urgência desse paciente e transferi-lo de forma imediata para que o protocolo AVC possa ser implantado. “Temos trabalhado com vistas à capacitação dos nossos profissionais para que os encaminhamentos de casos de AVC cheguem em até 30 minutos à Santa Casa”, disse.   

Bertollo informou ainda que, segundo dados informais transmitidos pelo laboratório Boehringer Ingelheim, a média de intervenção com o uso de trombolítico pela Santa Casa de Piracicaba  está acima da média, mostrando claramente que o protocolo está sendo aplicado de forma dinâmica e eficiente. “A Santa Casa tem instituído o trombolítico em 14% dos casos, enquanto a média nacional é de 4%”, disse ao reforçar a importância do conhecimento técnico para definir a ocorrência do AVC e encaminhar o paciente para um serviço referenciado.

O secretário municipal da Saúde, Douglas Koga (CRM 91582), por sua vez, evidenciou a extrema importância do protocolo, lembrando que o tempo resposta dos serviços de urgência e emergência faz a diferença na vida das pessoas. “Iniciativas como estas, que nascem no seio  da própria Instituição  com a identificação da necessidade de um problema e com o desenvolvimento de soluções elegantes, resultam em maior segurança e qualidade assistencial para a população”, disse.

Segundo ele, a Santa Casa sempre com olhar carinhoso para a população e a certificação é fruto desse compromisso.

A consultora científica da Angels, Karla Trevisan, enfatizou que a Santa Casa de Piracicaba foi o primeiro hospital da cidade a receber a certificação. O Prêmio Angels é concedido com base na avaliação de performance, analisando os indicadores de qualidade coletados pelos centros participantes. “A Santa Casa fez por merecer esta certificação”, disse.


Predicado Comunicação