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GESTÃO DE SUPRIMENTOS PODE AJUDAR NA OTIMIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM HOSPITAIS FILANTRÓPICOS
11/08/2023

Importantes instituições da saúde brasileira, as Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos respondem por 50% e 70% dos procedimentos de média e alta complexidade oferecidos pelo SUS no País, de acordo com a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas. No entanto, apesar do protagonismo, tais hospitais enfrentam desafios anuais frente às dificuldades com recursos e gastos.

Atualmente o setor passa por grandes desafios na parte econômica e busca por modelos mais sustentáveis. A tecnologia pode ser grande protagonista nessa virada de chave, a começar pela parte de suprimentos.

Os erros de registro ou o descontrole do que sai e o que entra na farmácia hospitalar podem ser ameaçadores, resultando em compras emergenciais a um custo mais alto e até a falta de medicamentos para o paciente.

Baseado nisso, a adoção de ferramentas digitais, que substituem o registro manual e diminuem o número de ocorrências pode ser uma saída para quem precisa de menos gastos e mais espaço no orçamento.

"Sabemos que quanto menos compras emergenciais desnecessárias, melhor para o hospital. Então contar com ferramentas de monitoramento, relatórios e alertas pode ser de grande auxílio na gestão dos medicamentos na instituição”, afirma Michael Almeida, Gerente Comercial da Apoio, plataforma de soluções digitais para cotações inteligentes, especializada na área da saúde e que tem como objetivo estreitar e dinamizar a conexão entre compradores e fornecedores de produtos e serviços ligados ao setor hospitalar ou similares.

Em abril de 2023, o Ministério da Saúde anunciou a liberação de um recurso emergencial de R$ 2 bilhões para o custeio de serviços prestados por este tipo de instituição, buscando trazer fôlego aos orçamentos das instituições filantrópicas.

Por isso, a diminuição nos gastos e a otimização dos custos surge como uma urgência, onde a tecnologia pode ser crucial para evitar erros e aquisições emergenciais ou desnecessárias.

"Muitos hospitais têm operado no vermelho, em razão da não-correção da tabela de procedimentos. Por esse motivo, cada centavo economizado, através da gestão de suprimentos, pode servir para ser reinvestido em outras áreas do hospital e sem comprometer o atendimento ao paciente", completa Michael.

A tabela de procedimentos SUS, não reajustada há 20 anos, cobre por volta de 60% do custo dos atendimentos públicos, com os outros 40% sendo oriundos de outras fontes de reposição.

Participação no CMB

Movida pela transformação digital, a Apoio irá participar do 31° Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) do dia 15 a 17 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.

Com o tema "Convergir para evoluir - juntos criamos o futuro", o evento reunirá as principais lideranças do setor e promoverá discussões e insights valiosos sobre o cenário atual e as perspectivas futuras da saúde filantrópica.

"O CMB é um grande evento, que define as bases para o futuro da saúde filantrópica no Brasil. O setor enfrenta grandes desafios anualmente e a otimização de fluxos e aquisições é um olhar que iremos levar nessa ocasião, destacando o potencial da tecnologia e da virtualização de processos nos suprimentos”, afirma Michael Almeida. A Apoio estará presente com um estande no evento.

Sobre a Apoio

Com 14 anos de experiência no mercado, a plataforma da Apoio é um ambiente digital criado para otimizar a gestão de estoques hospitalares, possibilitando a cotação, negociação, compra e venda de insumos e serviços das mais diversas classes. A ferramenta atua como conectora de compradores e fornecedores ao redor de todo o País.

 

Saiba mais em: https://www.segs.com.br/saude/381402-gestao-de-suprimentos-pode-ajudar-na-otimizacao-da-assistencia-em-hospitais-filantropicos


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